Letramento Racial Crítico na construção da Educação Antirracista nas aulas de língua inglesa da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p153

Palavras-chave:

Educação Antirracista. Letramento Racial Crítico. Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar uma proposição de ação/intervenção, por meio do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014), com intuito de viabilizar um trabalho pedagógico que assegure os pressupostos da Educação Antirracista. Desse modo, as bases teóricas são sustentadas pelos conceitos da Análise do Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001), visando analisar e compreender a relação dialética entre discurso e sociedade, por meio das práticas sociais e discursivas construídas pelas manifestações do movimento Black Lives Matter e seus efeitos sociais. Assim, esta proposta se articula com os princípios da Educação Antirracista e do Letramento Racial Crítico discutidos por Cavalleiro (2001), Ferreira (2012, 2014, 2015) e Pereira e Lacerda (2019), de modo a promover o reconhecimento e mecanismos de (re)construção da identidade racial negra no contexto escolar, assim como fomentar ações de combate ao racismo estrutural e institucional (ALMEIDA, 2017). Este escrito é relevante na medida em que se observa uma lacuna nas produções sobre a identidade racial no Brasil e em propostas que promovem a Educação Antirracista, principalmente, na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Cecília Gusson Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de inglês da educação básica. 

James Rios de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina. Diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e Pós-doutorado em Educação pela UFES.  Doutora em Estudos da Linguagem.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

SANTOS, Cecília Gusson; SANTOS, James Rios de Oliveira; EL KADRI, Michele Salles. Letramento Racial Crítico na construção da Educação Antirracista nas aulas de língua inglesa da Educação Básica. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 153–172, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/43104. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos