Letramento Racial Crítico na construção da Educação Antirracista nas aulas de língua inglesa da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p153Palavras-chave:
Educação Antirracista. Letramento Racial Crítico. Análise do Discurso.Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar uma proposição de ação/intervenção, por meio do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2014), com intuito de viabilizar um trabalho pedagógico que assegure os pressupostos da Educação Antirracista. Desse modo, as bases teóricas são sustentadas pelos conceitos da Análise do Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001), visando analisar e compreender a relação dialética entre discurso e sociedade, por meio das práticas sociais e discursivas construídas pelas manifestações do movimento Black Lives Matter e seus efeitos sociais. Assim, esta proposta se articula com os princípios da Educação Antirracista e do Letramento Racial Crítico discutidos por Cavalleiro (2001), Ferreira (2012, 2014, 2015) e Pereira e Lacerda (2019), de modo a promover o reconhecimento e mecanismos de (re)construção da identidade racial negra no contexto escolar, assim como fomentar ações de combate ao racismo estrutural e institucional (ALMEIDA, 2017). Este escrito é relevante na medida em que se observa uma lacuna nas produções sobre a identidade racial no Brasil e em propostas que promovem a Educação Antirracista, principalmente, na Educação Básica.
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