Rumo a uma educação antirracista na educação bilíngue: a proposta do “Global Kids”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p107

Palavras-chave:

Educação antirracista. Educação bilíngue. Interculturalidade crítica.

Resumo

Este artigo apresenta uma possibilidade de promover uma educação antirracista na educação infantil bilíngue, se afastando de discursos hegemônicos e supostamente neutros que geralmente circulam em escolas bilíngues de línguas de prestígio. Para tanto, apresentamos exemplos de propostas baseadas no Letramento Racial Crítico (LRC) para o contexto de Educação Bi/Multilingue de línguas de prestígio, por meio do material Global Kids (EL KADRI; SAVIOLLI, 2022). Apoiados em uma perspectiva de educação bilíngue heteroglóssica, proposta por García (2009) e ancorados pelo viés da interculturalidade crítica em escolas bilíngues (CANDAU, 2008; LIBERALI, 2020; LIBERALI; MEGALE, 2021; WALSH, 2010), analisamos uma das unidades temáticas do material didático “Global Kids” - utilizado em uma escola bilíngue pública - pelo referencial do Letramento Racial Crítico (LRC). Com os exemplos de algumas atividades inspiradas nas temáticas das obras “Sulwe” e “Lara’s Black Dolls”, procuramos demonstrar que, a partir da intencionalidade na escolha de estórias que representam positivamente protagonistas negras e um trabalho baseado no LRC, é possível promover uma educação bilíngue pautada em práticas que quebrem discursos e ideologias racistas desde a educação infantil.

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Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNicamp e Pós dourado em Educação pela UFES (em andamento). Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Vivian Bergantini Saviolli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. 

Cecília Gusson Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Diretora auxiliar do Colégio Estadual Aldo Dallago, no município de Ibaiti.

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

EL KADRI, Michele Salles; SAVIOLLI, Vivian Bergantini; SANTOS, Cecília Gusson. Rumo a uma educação antirracista na educação bilíngue: a proposta do “Global Kids”. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2Esp., p. 107–129, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46465. Acesso em: 3 dez. 2024.