Rumo a uma educação antirracista na educação bilíngue: a proposta do “Global Kids”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p107Palavras-chave:
Educação antirracista. Educação bilíngue. Interculturalidade crítica.Resumo
Este artigo apresenta uma possibilidade de promover uma educação antirracista na educação infantil bilíngue, se afastando de discursos hegemônicos e supostamente neutros que geralmente circulam em escolas bilíngues de línguas de prestígio. Para tanto, apresentamos exemplos de propostas baseadas no Letramento Racial Crítico (LRC) para o contexto de Educação Bi/Multilingue de línguas de prestígio, por meio do material Global Kids (EL KADRI; SAVIOLLI, 2022). Apoiados em uma perspectiva de educação bilíngue heteroglóssica, proposta por García (2009) e ancorados pelo viés da interculturalidade crítica em escolas bilíngues (CANDAU, 2008; LIBERALI, 2020; LIBERALI; MEGALE, 2021; WALSH, 2010), analisamos uma das unidades temáticas do material didático “Global Kids” - utilizado em uma escola bilíngue pública - pelo referencial do Letramento Racial Crítico (LRC). Com os exemplos de algumas atividades inspiradas nas temáticas das obras “Sulwe” e “Lara’s Black Dolls”, procuramos demonstrar que, a partir da intencionalidade na escolha de estórias que representam positivamente protagonistas negras e um trabalho baseado no LRC, é possível promover uma educação bilíngue pautada em práticas que quebrem discursos e ideologias racistas desde a educação infantil.
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