A transição da educação infantil para o ensino fundamental: uma teoria para orientar o pensar e o agir docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p47

Palavras-chave:

Integração Educação Infantil e Ensino Fundamental, articulação teoria e prática, Teoria histórico-cultural

Resumo

Com este artigo, quero problematizar a necessidade de uma formação teórica sólida dos professores e professoras também da educação infantil e do ensino fundamental numa perspectiva de educação que promova o desenvolvimento humano. Dada a nova compreensão do papel da educação na constituição do humano em cada um de nós, a intencionalidade docente se faz essencial para enfrentar o desafio colocado por Gramsci (1979) à escola e ao professor ou professora: formar cada criança para ser um dirigente. Para isso, trago algumas contribuições da teoria histórico-cultural para compreender o desenvolvimento humano e busco as implicações desta concepção, o que reforça a importância da apropriação/construção substancial de uma teoria pedagógica por parte dos docentes que possa orientar seu pensar e concretizar-se sob a forma de práticas pedagógicas desenvolventes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília.

Referências

DAVIDOV, Vasily Vasilovich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semyonovich; LURIA, A.R.; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988, p. 59-83.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978a.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978b. p.268-289.

FARIAS, Maria Auxiliadora S. de; MELLO, Suely Amaral. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1. p. 53-68, jan./abr. 2010.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

PEDERIVA, P; ALMEIDA, S.; MELLO, Suely Amaral. Apresentação: Uma teoria para orientar nosso pensar e agir docentes na educação infantil. In: ALMEIDA, S.; MELLO, S. A. Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba, Editora CRV, 2017. p. 5-13.

REINACH, Fernando. Neotenia e Educação Infantil. O Estado de São Paulo, p. A32, 25 de maio de 2013.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo Integrador da Infância Paulistana. 2015. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/24900.pdf. Acesso em: 16 jul. 2016.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.

VIGOTSKII, Lev Semyonovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semyonovich.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Obras escogidas. 2. ed. Madrid, España. Visor. 1995. v. 3.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. v. 4.

ZAPORÓZHETS, A. Importância dos períodos iniciais da vida na formação da personalidade infantil. In: DAVIDOV, Vasily Vasilovich.; SHUARE, M. (org.). La psicologia evolutiva y pedagogica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987. p.345-361.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

MELLO, Suely Amaral. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: uma teoria para orientar o pensar e o agir docentes. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 47–71, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33683. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.