Entrevista com o professor Carlos Roberto Jamil Cury: o direito à educação e a educação como um direito
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53001Palavras-chave:
Direito à educação, Educação em Direitos Humanos, Entrevista, Formação de ProfessoresResumo
Na entrevista concedida à Revista Educação em Análise, o Professor Carlos Roberto Jamil Cury examina questões centrais relacionadas ao direito à educação no Brasil, desde os fundamentos legais estabelecidos pela Constituição de 1988 até os desafios impostos pelas desigualdades sociais e regionais. A discussão abrange a análise de políticas educacionais voltadas à promoção da cidadania, a relação entre igualdade e diversidade no contexto escolar, os processos formativos de docentes e pesquisadores, bem como a influência de organismos internacionais na formulação de políticas públicas. Também são abordadas as perspectivas para a educação brasileira diante das transformações tecnológicas, das disparidades socioeconômicas e da necessidade de financiamento adequado para um sistema educacional comprometido com qualidade, equidade e inclusão. Ao longo da conversa, o professor Cury disserta sobre um dos eixos orientadores de suas investigações das últimas décadas: o direito à educação e a educação como um direito.
Downloads
Métricas
Referências
.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Roberto Jamil Cury, Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.