Crianças ciberculturais
contribuições para pensar a atuação da escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p688Palavras-chave:
Cibercultura; Crianças; Tecnologias Digitais; Educação Básica.Resumo
Os avanços tecnológicos vêm alterando a nossa forma de viver, ser e estar no mundo, influenciando comportamentos já na infância. Na escola, essas mudanças também são sentidas nas formas de aprender e de ensinar, tornando fundamental o preparo dos professores para as atividades pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais para a atuação das crianças no contexto da cibercultura. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, e objetiva compreender o perfil de crianças no contexto da cibercultura. Realizamos a construção de dados junto/com os sujeitos da pesquisa, alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN. Tivemos como inspiração teórico- epistemológica e metodológica a pesquisa-formação multirreferencial. Constatamos que as crianças são sujeitos ciberculturais e interagem cotidianamente com as tecnologias, com ênfase nos jogos e nas redes sociais e que a formação continuada, a reflexão e o diálogo intersubjetivo e plural entre a escola/família/sociedade é condição para a busca de uma formação cidadã e autoral, em devir, das crianças em contexto de cibercultura.
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