Educação digital na infância: reflexões sobre os direitos das crianças na era das conexões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p206Palavras-chave:
Infância; Educação; Tecnologias; Escola; Família.Resumo
O convívio com computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos eletrônicos é tão natural entre as crianças, de modo que tais recursos acabaram por se tornar uma extensão do próprio corpo. Por meio dessas ferramentas, elas se comunicam, brincam e trocam mensagens, muitas vezes sem a supervisão de um adulto que não se dá conta das armadilhas do universo digital. Em vista disso, este estudo tem como objetivo discutir os riscos e os benefícios das tecnologias da informação e comunicação-TICs, na infância, e demonstrar a importância da parceria entre escola e família na construção de uma relação segura e dialógica das crianças com a cultura digital e seus diferentes artefatos tecnológicos. De caráter bibliográfico, o estudo pretende contribuir para a ampliação do debate acerca da utilização consciente das TICs e de seus benefícios na educação das crianças. Concluiu-se que, embora as prescrições legais criminalizem qualquer tipo de circulação de imagens ou transmissão de conteúdos que ofereçam riscos para a integridade física e moral das crianças, cabe à família e à escola a vigilância virtual e o monitoramento no uso da Internet. Para tanto, é necessário que pais e professores compreendam e se apropriem da linguagem digital, de modo a contribuírem para uma educação digital mais acolhedora na infância.
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