Educação digital na infância: reflexões sobre os direitos das crianças na era das conexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p206

Palavras-chave:

Infância; Educação; Tecnologias; Escola; Família.

Resumo

O convívio com computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos eletrônicos é tão natural entre as crianças, de modo que tais recursos acabaram por se tornar uma extensão do próprio corpo. Por meio dessas ferramentas, elas se comunicam, brincam e trocam mensagens, muitas vezes sem a supervisão de um adulto que não se dá conta das armadilhas do universo digital. Em vista disso, este estudo tem como objetivo discutir os riscos e os benefícios das tecnologias da informação e comunicação-TICs, na infância, e demonstrar a importância da parceria entre escola e família na construção de uma relação segura e dialógica das crianças com a cultura digital e seus diferentes artefatos tecnológicos. De caráter bibliográfico, o estudo pretende contribuir para a ampliação do debate acerca da utilização consciente das TICs e de seus benefícios na educação das crianças. Concluiu-se que, embora as prescrições legais criminalizem qualquer tipo de circulação de imagens ou transmissão de conteúdos que ofereçam riscos para a integridade física e moral das crianças, cabe à família e à escola a vigilância virtual e o monitoramento no uso da Internet. Para tanto, é necessário que pais e professores compreendam e se apropriem da linguagem digital, de modo a contribuírem para uma educação digital mais acolhedora na infância.

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Biografia do Autor

Jaqueline Delgado Paschoal, UEL - Universidade Estadual de Londrina - Pr

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá Docente do Curso de Pedagogia do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Curso de Especialização intitulado: Trabalho Pedagógico na Educação Infantil - UEL. Experiência na área da Educação com ênfase na Didática para formação de professores na Educação Infantil.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

PASCHOAL, J. D. Educação digital na infância: reflexões sobre os direitos das crianças na era das conexões. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 206–223, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p206. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48747. Acesso em: 28 abr. 2024.