A transição da educação infantil para o ensino fundamental: uma teoria para orientar o pensar e o agir docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p47

Palavras-chave:

Integração Educação Infantil e Ensino Fundamental, articulação teoria e prática, Teoria histórico-cultural

Resumo

Com este artigo, quero problematizar a necessidade de uma formação teórica sólida dos professores e professoras também da educação infantil e do ensino fundamental numa perspectiva de educação que promova o desenvolvimento humano. Dada a nova compreensão do papel da educação na constituição do humano em cada um de nós, a intencionalidade docente se faz essencial para enfrentar o desafio colocado por Gramsci (1979) à escola e ao professor ou professora: formar cada criança para ser um dirigente. Para isso, trago algumas contribuições da teoria histórico-cultural para compreender o desenvolvimento humano e busco as implicações desta concepção, o que reforça a importância da apropriação/construção substancial de uma teoria pedagógica por parte dos docentes que possa orientar seu pensar e concretizar-se sob a forma de práticas pedagógicas desenvolventes.

Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília.

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

MELLO, Suely Amaral. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: uma teoria para orientar o pensar e o agir docentes. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 47–71, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33683. Acesso em: 4 jul. 2024.

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