Ciclos de vida na educação de jovens e adultos: estudo biográfico de uma estudante-docente da eja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p236Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Biografia, Formação de professoresResumo
O presente artigo pretende compreender, através da abordagem biográfico-narrativa (JOSSO, 2004; DOMINICÉ, 2006; SOUZA, 2007), o processo de educação ao longo da vida da Professora Maria (nome fictício), docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA)há mais de vinte anos, que também foi estudante da modalidade entre as décadas de 1970 e 1980. Pretende-se também discutir o conceito de educação ao longo da vida e oferecer condições para a reflexão acerca da formação de docentes na modalidade EJA, com base em autores como Alheit e Dausien (2006) e Lima (2007) e na interpretação dos percursos biográficos da docente, além de compreender, assentado nas proposições de Oliveira (2009), de que modo o conceito de ciclo de vida se efetiva na análise da narrativa de vida da Professora Maria. Os resultados desta pesquisa indicam que a ligação da estudante-docente com a EJA pode ser uma chave interpretativa da aprendizagem ao longo da vida, de um processo que se deu pela sucessão de aprendizagens formais, não formais e informais de alguma maneira ligados à EJA. Desta relação advém três percepções significativas presentes no discurso da docente, que corroboram análises de pesquisadores da modalidade: a) sua condição de ter sido estudante da EJA é, em sua visão, bastante significativa para sua atuação como docente; b) sua formação inicial e continuada é, em sua visão, falha na preparação da docente para atuar na EJA; c) o perfil da docente, como mulher, trabalhadora doméstica, migrante e de origem pobre valida os estudos de perfil dos estudantes da EJA.Downloads
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