A brincadeira de papéis sociais como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento: um olhar histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52232

Palavras-chave:

Brincadeira de papéis sociais, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto de estudo as relações entre a brincadeira de papéis sociais e a construção do conhecimento para crianças na idade pré-escolar. A questão norteadora é: Como a brincadeira de papéis sociais pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na idade pré-escolar? Com o objetivo de analisar o papel da brincadeira de papéis sociais como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e da prática pedagógica fundamentada na própria atividade, a partir da perspectiva histórico-cultural. É um estudo de natureza teórica, fundamentado em autores clássicos, como Vigotski (1996, 2017), Leontiev (1987, 2001), Elkonin (1987) e contemporâneos, Pasqualini, (2006, 2016), Lazaretti e Magalhães (2019) e Cheroglu (2014), da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram que a brincadeira de papéis pode contribuir com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, desde que haja compreensão por partes dos professores, que tal atividade guia esse período de desenvolvimento e a importância das condições necessárias para brincar e com isso, a construção de conhecimentos por meio da ampliação dos repertórios culturais. Das implicações teóricas, derivou-se como sugestão a organização de caixas temáticas como ferramenta pedagógica.

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Biografia do Autor

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: cassiana@uel.br.

Clarissa Nascimento de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: clarissa.nascimento@uel.br.

Referências

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

MAGALHÃES, Cassiana; ALMEIDA, Clarissa Nascimento de. A brincadeira de papéis sociais como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento: um olhar histórico-cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 10, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52232. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/1-17. Acesso em: 10 nov. 2025.