A brincadeira de papéis sociais como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento: um olhar histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52232Palavras-chave:
Brincadeira de papéis sociais, Educação Infantil, Teoria Histórico-CulturalResumo
Esta pesquisa tem por objeto de estudo as relações entre a brincadeira de papéis sociais e a construção do conhecimento para crianças na idade pré-escolar. A questão norteadora é: Como a brincadeira de papéis sociais pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na idade pré-escolar? Com o objetivo de analisar o papel da brincadeira de papéis sociais como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e da prática pedagógica fundamentada na própria atividade, a partir da perspectiva histórico-cultural. É um estudo de natureza teórica, fundamentado em autores clássicos, como Vigotski (1996, 2017), Leontiev (1987, 2001), Elkonin (1987) e contemporâneos, Pasqualini, (2006, 2016), Lazaretti e Magalhães (2019) e Cheroglu (2014), da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram que a brincadeira de papéis pode contribuir com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, desde que haja compreensão por partes dos professores, que tal atividade guia esse período de desenvolvimento e a importância das condições necessárias para brincar e com isso, a construção de conhecimentos por meio da ampliação dos repertórios culturais. Das implicações teóricas, derivou-se como sugestão a organização de caixas temáticas como ferramenta pedagógica.
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Referências
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