Vol. 24 (2012): Diálogo da literatura com as outras artes

Regina Celia dos Santos Alves (UEL), org.

Discussão, por meio de uma abordagem crítico-interpretativa da literatura, das diversas possibilidades de seu intercâmbio com as outras artes e para contribuir para os estudos no campo da Literatura Comparada. Os trabalhos centraram suas reflexões no diálogo entre a literatura e outras manifestações artísticas, como a música, a pintura, o cinema, o teatro, a arquitetura e a fotografia. Visou-se, ainda, pensar os intertextos e as interações dos pontos de vista temático e formal.

Publicado: 30-12-2012

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p
  • Apresentação

    4
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p4

Artigos

  • Iracema Voou?!

    Sandra Maria Pereira do Sacramento
    5-15
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p5
  • O Auto da Compadecida: um cordel de frente para as câmeras

    Luciano Antonio
    16-26
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p16
  • Música, cinema e literatura na crítica de Mário de Andrade, em Klaxon: Mensário de Arte Moderna

    Adalberto Rafael Guimarães, Telma Borges
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p27
  • Concreto e abstrato na literatura e na pintura: Clarice Lispector e Gastão Manuel Henrique

    Joelma Santana Siqueira
    39-48
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p39
  • O enigma da visão: Clarice Lispector e Merleau-Ponty

    Cicero Cunha Bezerra
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p49
  • Gênero, silenciamento e opressão: interfaces entre imagens e letras

    Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p59
  • Narrativa e pintura em Edmundo de Oliveira Gaudêncio: diálogos intersemióticos

    Marcelo Medeiros da Silva
    70-80
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p70
  • “Teatro Moderno” e o Teatro de Brinquedo de Álvaro Moreyra

    Gustavo T. M. Assano
    81-91
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p81
  • Com as cores da escuridão e a poesia da alma: o impressionismo em Orígenes Lessa

    Mariângela Alonso
    92-103
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p92
  • Jardins em perspectiva: diálogo entre o jardim da Casa da Parreira, o conto “José Matias”, de Eça de Queirós e “Gladíolos”, de Claude Monet

    Paula Aparecida Volupca
    104-116
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p104
  • A queda da casa de Usher: uma adaptação de Jean Epstein

    Greicy Pinto Bellin
    117-127
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p117
  • Hibridização entre literatura, cinema e quadrinhos: relações entre o romance Crime e castigo, de Dostoiévski, e o filme Nina, de Heitor Dhália

    Francisco Ewerton Almeida dos Santos
    128-139
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p128
  • Apaguem os rastros: Walter Benjamin, arquitetura, história e literatura

    Caio Yurgel
    140-150
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p140