Narrativa e pintura em Edmundo de Oliveira Gaudêncio: diálogos intersemióticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p70

Palavras-chave:

Tradução intersemiótica, Devaneio, Infância, Intersemiotic translation, Dream, Childhood

Resumo

Neste trabalho, procuraremos mostrar como entre narrativa e pintura se estabelece um diálogo intersemiótico na obra Em torno de um jarro (1999), escrita por Edmundo de Oliveira Gaudêncio. Ancorados nos pressupostos da tradução de base intersemiótica, evidenciaremos que a transposição do código escrito/verbal para o pictórico/visual e deste para aquele propicia uma dupla recriação – a do objeto estético e a da infância perdida, arquétipo da felicidade simples –, mediante um processo bastante inventivo que não pode ser analisado pelo viés da dicotomia perda/ganho.

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Biografia do Autor

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

30-12-2012

Como Citar

Silva, Marcelo Medeiros da. “Narrativa E Pintura Em Edmundo De Oliveira Gaudêncio: Diálogos intersemióticos”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 24, dezembro de 2012, p. 70-80, doi:10.5433/1678-2054.2012v24p70.