Diretrizes éticas de publicação

Diretrizes éticas de publicação

A revista Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

  1. Ao submeterem artigos à revista, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais (textos já publicados em teses ou dissertações disponíveis em linha não serão aceitos). Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em língua portuguesa ou em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (em avaliação, em editoração ou já publicado) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.  
  2. Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado.  Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.
  3. Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista.
  4. Quaisquer desvios e outros casos não previstos nessa declaração devem ser informados à editoria da revista, que tomará as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.

A revista estipula explicitamente suas normas e percepções acerca de plágio e más práticas.