Diretrizes de avaliação
Diretrizes de avaliação
Descumprimento das diretrizes formais ou desvinculação em relação ao tema do dossiê são motivos para recusa in limine do material submetido.
Todos os textos submetidos à revista, sem exceção, serão avaliados por dois pareceristas externos ao Conselho Editorial e à Comissão Editorial, mantido o anonimato mútuo ou o duplo cego. Em caso de divergência, é consultado um terceiro parecerista.
- Os pareceristas são selecionados em conformidade com sua especialidade, a partir de análise de seus currículos na base Lattes.
- Material submetido por autor vinculado a uma instituição não poderá ser avaliado por parecerista vinculado a mesma instituição (artigo da Unicamp não pode ser avaliado por parecerista vinculado à Unicamp, por exemplo).
- Nenhum parecerista poderá avaliar mais que dois artigos submetidos à mesma chamada.
As colaborações submetidas são avaliadas considerando, primordialmente, os seguintes aspectos:
- importância do problema
- contribuição aos estudos da área
- atualidade do tema
- respeito ao estado da arte
- originalidade do conteúdo
- domínio do contexto da discussão
- fundamentação teórica
- clareza de objetivos
- coerência e pertinência da argumentação
- estrutura e organização do texto
- linguagem e qualidade da redação
- relação entre o resumo e o artigo
- adequação de palavras-chave
- consistência e atualidade da bibliografia utilizada
A partir das considerações feitas pelos pareceristas externos, os editores verificam a fidelidade do parecer em relação ao artigo proposto para, então, deliberarem a respeito da publicação do artigo.
O processo de avaliação, a iniciar a partir do prazo final de submissão de cada chamada, até a decisão final quanto à publicação dura em média 5 (cinco) meses, a depender do volume de artigos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas.