Como personagens negras na literatura infantil vêm sendo estudadas? Investigando categorias de análise
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n2p180Palavras-chave:
literatura infantil, protagonismo negro, categoriasResumo
O artigo tem como foco investigativo os modos de caracterização de personagens negras na literatura infantil. Dois foram os objetivos do estudo: identificar como as obras literárias com protagonismo negro têm sido estudadas e categorizadas em artigos publicados em periódicos nacionais entre 2020 a 2025; unir-se a tais estudos propondo, também, categorias de análise fundamentadas em algum acúmulo teórico de pesquisa na área. Por meio da proposta metodológica do estado de conhecimento, oito artigos foram selecionados para a análise das categorias. Relacionado ao segundo objetivo, quatro tendências (ou categorias) contemporâneas foram propostas: “Continente africano: pluralidade versus unidade”; “Conflitos do universo infantil”; “Valorização da estética e da identidade negra”; “Ancestralidade e resistência”. Os resultados acenaram para uma multiplicidade interpretativa da literatura infantil com protagonismo negro, demonstrando avanços em relação a períodos anteriores. E as quatro categorias ou tendências propostas abordam, cada uma a seu modo, a diversidade temática e o amplo leque de possibilidades que se desdobra para as personagens negras na contemporaneidade. Por fim, o estudo ressaltou a necessidade de defesa intransigente da qualidade literária atrelada à valorização humana.
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