Clara dos Anjos: reflexões sobre gênero, negritudes e preconceitos a partir do enfoque da antropologia do imaginário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v35p8

Palavras-chave:

Clara dos Anjos, Imaginário, Relações de gênero, Negritude

Resumo

Este estudo objetiva analisar a personagem feminina Clara dos Anjos, da narrativa homônima de Lima Barreto a partir da teoria do imaginário e também de abordagens sobre negritude e gênero. A narrativa de Clara dos Anjos traz à tona as regiões suburbanas do Rio de Janeiro na virada do século XX e revela o papel feminino de submissão, abandono e violência, bem como a exposição vexatória sofrida pela personagem. O propósito do estudo é retratar a forma como a mulher era usada como moeda de troca para acordos matrimoniais, prevalecendo a vontade paterna e marital que sugere a opressão e o lugar subjugado à mulher na sociedade fluminense à época citada. O presente artigo destaca, ainda, a condição de inferioridade à qual a mulher, e neste caso, especificamente, a jovem Clara, é relegada a partir do abandono pelo homem que a seduziu, fomentando o imaginário das narrativas que tangem à exploração da personagem enquanto indivíduo visto como inferior na sociedade carioca de então. Fato este que, por meio de sua literatura ácida, Lima Barreto vai revelar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Köenig, Faculdade Senac Santa Catarina

Jornalista. Mestra e doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora na Faculdade SENAC de Tubarão, SC.

Luiza Liene Bressan da Costa, Centro Universitário Barriga Verde

Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Atualmente, é professora do Centro Universitário Barriga Verde - Unibave.

Referências

ABELLA, Sandra S. & Rafael Raffaelli. As Estruturas Antropológicas do Imaginário de Gilbert Durand em Cinco Pinturas de Arcimboldo. Caderno de Pesquisas Interdisciplinares em Ciências Humanas (Florianópolis), v.13, n. 102, pp. 224-249, jan/jun de 2012.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=2060.

BHABHA, Homi P. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 4. ed. Trad. Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 39. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

IANNI, Octavio. Literatura e consciência. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (São Paulo), n. 28, pp. 91-99, 1988.

LIMA, Marcos Hidemi de. Pobre, mulata e mulher: a estigmatização de Clara dos Anjos. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/autores/limabarretocritica02.pdf.

MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2007.

RANGEL, Tauã Lima Verdan. Dialogando com Clara dos Anjos: uma análise transdisciplinar da ficção de Lima Barreto. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/fckblank.html?n_lin.

SILVA, Juremir Machado da. O imaginário é uma realidade. Entrevista de M. Maffesoli. Revista FAMECOS (Porto Alegre), n. 15, pp. 74-83, agosto de 2001.

SOUZA, Wagner de. Uma leitura da sociedade em Clara dos Anjos. VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, pp. 01-14, 2008. Disponível em: http://www.literaturahistoriaememoria.com.br/.

TINHORÃO, José Ramos. Lima Barreto e os romances de crítica social. A música popular no romance brasileiro: século XX (1. parte). v. 2. São Paulo: Editora 34, 2000.

VASCONCELLOS, Eliane. Entre a agulha e a caneta. Rio de Janeiro: Lacerda Editores,1999.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

KÖENIG, M.; COSTA, L. L. B. da. Clara dos Anjos: reflexões sobre gênero, negritudes e preconceitos a partir do enfoque da antropologia do imaginário. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 35, p. 8–20, 2018. DOI: 10.5433/1678-2054.2018v35p8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/31228. Acesso em: 26 abr. 2024.