Literatura para as infâncias: uma afro-perspectiva das experiências de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n2p89Palavras-chave:
Literatura para as infâncias, Literatura Infantil, Afro-perspectivas, ExperiênciasResumo
Este artigo apresenta uma análise da construção do conceito de “Literatura para as infâncias”, o qual foi desenvolvido no contexto de uma pesquisa de mestrado de 2024 intitulada “Profe, deixa eu falar?”: o que dizem crianças negras e não negras do 1º ano do ensino fundamental sobre histórias, ilustrações e autores/as de livros de literatura para as infâncias com temáticas afro-brasileiras e africanas”. A escolha das pesquisadoras pela não utilização do termo “literatura infantil” justifica-se pela necessidade de reconhecer a trajetória histórica da literatura destinada ao público infantil e de compreender a infância sob a perspectiva africana e afro-brasileira. A proposta do conceito de “Literatura para as infâncias” busca elucidar a crescente adoção desse termo em diversos eventos literários e pesquisadores/as, enfatizando a importância das experiências vivenciadas e das dinâmicas relacionais entre adultos e livros voltados para o universo infantil.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete, Diana Levcovitz &Tatiane Cosentino Rodrigues. Infâncias em educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, p. 179-197, 2009.
ALCANFOR, Lucilene Rezende & Jorge Garcia Basso. Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623688363.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt.
CARVALHO, Alexandre Filordi de & Ellen de Lima Souza. O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/56331.
CARVALHO, Ana Carolina &Josca Ailine Baroukh. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a literatura literária. São Paulo: Panda Educação, 2018.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Trad. Jamile Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.
COSTA, Samara da Rosa.“Profe, deixa eu falar?”: o que dizem crianças negras e não negras do 1º ano do ensino fundamental sobre histórias, ilustrações e autores(as) de livros de literatura para as infâncias de temática afro- brasileira e africana. Dissertação (PPG em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para criança e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa, Júlio Emílio Brás, Georgina Martins. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017.
FERREIRA, Ananda da Luz & Roberta Bezerro Nascimento. Por um fazer cotidiário: educação antirracista e os livros para infância. São Paulo: Casa Tombada, 2022.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
NOGUERA, Renato. O poder da infância: espiritualidade e política em afroperspectiva. Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 1, p. 127-142, 2019.
SILVA, Elaine Aparecida Rodrigues da, Lucinéia Silva de Freitas & Estela Natalina Mantovani Bertoletti. A questão da faixa etária na literatura infantil. Anais do Sciencult, Paranaíba, v. 1, n. 1, 68-73, 2010. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/download/3313/3286.
YUNES, Eliana. De que infância estamos falando? Eliane Yunes, Eliane Galvão & Gilda Carvalho, orgs. A representação da infância no texto literário. Campinas: Mercado de Letras, 2022. 13-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samara da Rosa Costa, Lucimar Rosa Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.














