Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Textos recortados de tese ou dissertação disponíveis em linha não serão aceitos.
  • FORMATAÇÃO

    a) O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 a 5000 palavras, excluindo a lista de obras citadas, o resumo, o abstract, as palavras-chave e as keywords.

    b) O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    c) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    d) As notas de rodapé são exclusivamente usadas para citar o texto em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto.

  • Cada artigo será assinado por um autor singular OU até dois coautores. No caso de autor singular, a exigência é o título de doutor. No caso de autoria em dupla, dois coautores, pelo menos um deles deve ser doutor e haver efetivamente participado da escrita do artigo; assim, um mestrando ou um doutorando poderá submeter um artigo SE e SOMENTE SE o segundo autor tiver titulação de doutor.
    O(s) nome(s) do(s) autor(es) não consta(m) do artigo submetido.
    Os autores informaram em seu cadastro o linque para o lattes de cada autor no campo URL e o linque para o cadastro ORCID no campo correspondente.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o arquivo submetido não contém formas de identificação/autoria (para usuários do Word, visitar:
    https://tinyurl.com/2p8z49wv).
  • O(s) autor(es) declara(m) que escolheu(eram) corretamente a chamada a que submete(m) o arquivo (submissões enviadas com erro serão descartadas) e está(ão) submetendo apenas um artigo por chamada, sabedor(es) que múltiplas submissões para a mesma chamada serão descartadas.

Diretrizes para Autores

1) Formatação

(a) arquivo em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX), OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 a 5000 palavras, excluindo a lista de obras citadas, o resumo, o abstract, as palavras-chave e as keywords, sem marcas de autoria (ver no caso de usuários do Word: https://tinyurl.com/2p8z49wv);
(b) tamanho do papel: A4 (297x210mm);
(c) margens de 3 cm;
(d) fonte corpo 12 (preferencialmente Candara), espaço simples, parágrafo justificado e sem hifenação;
(e) recuo de parágrafo: 1,25 cm da margem esquerda;
(f) ausência de negrito;
(g) uso de itálico SOMENTE para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por alguma razão, devam ser destacadas;
(h) citações com quatro linha ou menos deve estar entre aspas, anote-se que a extensão de quatro linhas é definida a partir do quarteto como estrofe mais comum em língua portuguesa;
(i) citações MAIORES que quatro linhas devem estar em recuo (2,5 cm da margem esquerda) sem alteração de tamanho de fonte ou uso de aspas iniciais ou finais;
(j) não usar sinal de elipse em início ou em fim de citação, ou seja, a elipse (ex. [...]) só deve acontecer no meio da citação.

2) Ordem das partes do artigo

(a) na página inicial  deve constar o título do artigo (com no máximo 90 caracteres sem contar os espaços entre as palavras), centrado; logo abaixo, o título da chamada, também centrado;
(b) não deve haver marcas de autoria;
(c) resumo, em português, com 150 a 200 palavras;
(d) palavras-chave (três a quatro);
(e) título em inglês (com no máximo 90 caracteres sem contar os espaços entre as palavras), centrado, sem qualquer destaque gráfico;
(f) abstract, com 150 a 200 palavras (material apresentado por tradução automática será recusado);
(g) keywords (três a quatro);
(h) texto propriamente dito (que deve incluir revisão do estado da arte);
(i) lista de obras citadas (não usar os termos "referências" ou "bibliografia".

3) Obras citadas

(a) citações parentéticas no corpo do texto - autor, data e página - exemplo: (Bastos 1999: 25);
(b) alusões, comentários, paráfrases no corpo do texto - autor, data e páginas inicial e final - exemplo: (Bastos 1999: 25-28);
(c) lista de obras citadas organizada e apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor;
(d) a lista de obras citadas e a notação de fontes no texto devem seguir, na submissão, as normas contidas na ABNT NBR 10520; 
(e) na editoração dos textos aprovados pela Comissão Editorial, haverá formatação das fontes conforme a norma interna da revista, que segue diretrizes adaptadas do MLA Style Manual;
(f) obra que estiver na lista e não tiver sido usada no texto será eliminada;
(g) notas de rodapé devem ser usadas exclusivamente:
       - para citação de textos em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto;
      - para texto descritivo de imagem usada no texto, com vistas à acessibilidade.
(h) não usar elementos referenciais como apud, idem, ibidem, fazendo uso de sistema remissivo no próprio texto - [exemplo: Bakhtin propõe a carnavalizacão como procedimento de subversão política (Andrade 2000: 45)]  ou repetindo a documentação da fonte usada (mesmo que seja a mesma página referida).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Terra Roxa e Outras Terras, em relação a dados eventualmente submetidos ao cadastro de usuários em qualquer condição (autores, leitores, pareceristas, editores), garante a sua privacidade e seu uso exclusivamente acadêmico, em conformidade com o Art. 4º, inciso II, alínea "b", da Lei Geral de Proteção de Dados.

Nos artigos, entrevistas ou resenhas publicados, serão incluídos os dados pessoais dos autores, a saber: nome completo, filiação e última formação acadêmica, endereço de e-mail e ORCID.