Realismo mágico e pós-colonialismo: transgressões e reconfigurações em "At the bottom of the river", de Jamaica Kincaid
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n2p124Palavras-chave:
realismo mágico, pós-colonialismo, Jamaica Kincaid , obeahResumo
As vertentes do insólito e do fantástico, ao longo dos tempos, passam por reformulações e releituras a partir de novos vieses que surgem no cenário da teoria e crítica literária. Dentre as perspectivas contemporâneas, destacamos o diálogo entre o realismo mágico e os estudos pós-coloniais. Diante disso, este artigo visa discutir as possibilidades que o realismo mágico, enquanto estratégia literária, proporciona a obras literárias que se inserem no contexto pós-colonial. Nesse intento, apresentaremos, brevemente, algumas formulações teóricas que articulam realismo mágico e pós-colonialismo, a partir, especialmente de Moudileno (2006) e Warnes (2009). Em seguida, traremos a discussão para o âmbito teórico-crítico caribenho pautado em teóricos como Wynter (2000), Glissant (1989), Harris (1983) e Gikandi (2018). Por fim, aprofundaremos a discussão a partir da leitura de alguns trechos da coletânea de contos At the bottom of the river (2013), publicado em 1983, da escritora antiguana Jamaica Kincaid. Na coletânea, focaremos na figura da jablesse, uma entidade Obeah, sistema de crenças afro-caribenhas, caracterizado pelas práticas de rituais de magia. Desse modo, ao trazer a perspectiva pós-colonialista em articulação com o realismo mágico, colocaremos em foco visões de mundo que escapam ou são obliteradas pela colonização, as quais, no entanto, compõem o imaginário, a história e o cotidiano caribenhos.
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