v. 24 (2012): Diálogo da literatura com as outras artes

Regina Celia dos Santos Alves (UEL), org.

Discussão, por meio de uma abordagem crítico-interpretativa da literatura, das diversas possibilidades de seu intercâmbio com as outras artes e para contribuir para os estudos no campo da Literatura Comparada. Os trabalhos centraram suas reflexões no diálogo entre a literatura e outras manifestações artísticas, como a música, a pintura, o cinema, o teatro, a arquitetura e a fotografia. Visou-se, ainda, pensar os intertextos e as interações dos pontos de vista temático e formal.

Publicado: 30-12-2012

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p4
    4

Artigos

  • Iracema Voou?!

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p5
    Sandra Maria Pereira do Sacramento
    5-15
  • O Auto da Compadecida: um cordel de frente para as câmeras

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p16
    Luciano Antonio
    16-26
  • Música, cinema e literatura na crítica de Mário de Andrade, em Klaxon: Mensário de Arte Moderna

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p27
    Adalberto Rafael Guimarães, Telma Borges
    27-38
  • Concreto e abstrato na literatura e na pintura: Clarice Lispector e Gastão Manuel Henrique

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p39
    Joelma Santana Siqueira
    39-48
  • O enigma da visão: Clarice Lispector e Merleau-Ponty

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p49
    Cicero Cunha Bezerra
    49-58
  • Gênero, silenciamento e opressão: interfaces entre imagens e letras

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p59
    Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira
    59-69
  • Narrativa e pintura em Edmundo de Oliveira Gaudêncio: diálogos intersemióticos

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p70
    Marcelo Medeiros da Silva
    70-80
  • “Teatro Moderno” e o Teatro de Brinquedo de Álvaro Moreyra

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p81
    Gustavo T. M. Assano
    81-91
  • Com as cores da escuridão e a poesia da alma: o impressionismo em Orígenes Lessa

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p92
    Mariângela Alonso
    92-103
  • Jardins em perspectiva: diálogo entre o jardim da Casa da Parreira, o conto “José Matias”, de Eça de Queirós e “Gladíolos”, de Claude Monet

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p104
    Paula Aparecida Volupca
    104-116
  • A queda da casa de Usher: uma adaptação de Jean Epstein

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p117
    Greicy Pinto Bellin
    117-127
  • Hibridização entre literatura, cinema e quadrinhos: relações entre o romance Crime e castigo, de Dostoiévski, e o filme Nina, de Heitor Dhália

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p128
    Francisco Ewerton Almeida dos Santos
    128-139
  • Apaguem os rastros: Walter Benjamin, arquitetura, história e literatura

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p140
    Caio Yurgel
    140-150