Com as cores da escuridão e a poesia da alma: o impressionismo em Orígenes Lessa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p92Palavras-chave:
Impressionismo, Linguagem poética, Orígenes LessaResumo
O objetivo deste artigo é trazer à luz aspectos impressionistas presentes na composição do conto “As cores”, narrativa que faz parte da coletânea Balbino, homem do mar, de Orígenes Lessa (1903-1986). Procuramos, com esta análise, salientar o traço poético da obra de Orígenes Lessa, marcada por uma linguagem polissêmica e caracterizada muitas vezes pela permanência de traços impressionistas.Downloads
Referências
BALAKIAN, Anna. 2000. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva.
BACHELARD, Gaston. 2001. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.
BALZI, Juan José. 1992. O impressionismo. São Paulo: Ática.
CAVALCANTI PROENÇA, Manuel. 1973. Orígenes Lessa: artesanato e espontaneidade. Orígenes Lessa. Balbino, homem do mar. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 14-16.
CHEVALIER, Jean & Alain Gheerbrant. 1995. Dicionário de símbolos. 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio.
COUTINHO, Afrânio. 1969. A literatura no Brasil. Vol. IV. Rio de Janeiro: Sul Americana.
GRIMME, Karin H. 2009. Impressionismo. Colônia: Taschen do Brasil.
HAUSER, Arnold. 1995. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes.
HOHLFELDT, Antonio. 1988. Conto brasileiro contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto. 73-74.
LESSA, Orígenes. 1973. As cores. Orígenes Lessa. Balbino, homem do Mar. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 46-50.
MERQUIOR, José Guilherme. 1996. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Topbooks.
PLACER, Xavier. 1962. Adelino Magalhães e o Impressionismo na ficção. Rio de Janeiro: Livraria São José.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.