Gênero, silenciamento e opressão: interfaces entre imagens e letras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p59Palavras-chave:
Interfaces, Literatura, Artes plásticas, GêneroResumo
Atualmente, os Estudos de Literatura têm procurado aproximar o diálogo crítico e epistemológico entre a Literatura e as mais diferentes áreas do conhecimento humano. Tal fato já se tornou, inclusive, a principal premissa da Literatura Comparada, que há muito deixou de fazer análises simplesmente binárias entre as diferentes literaturas, mas iniciou uma saudável tradição de crítica na perspectiva de interligar a Literatura aos Estudos Culturais. Sob esta perspectiva, o estudo propõe contribuir para a ampliação da investigação epistemológica acerca dos estudos interfaces que tenham como foco a obra literária e as artes plásticas. Privilegia-se a escritora Luci Collin e a artista plástica Lygia Pape.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. 2000. “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. Theodor Adorno et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra . 205-240.
CANCLINI, Nestor Garcia. 1995. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
CARVALHAL, Tânia. 1997. Literatura comparada no mundo: questões e métodos. Porto Alegre: L&PM.
COLLIN, Luci. 2004. Inescritos. Curitiba: Travessa dos Escritores.
COMPAGNON, Antoine. 2003. O Demônio da Teoria Literária. Belo Horizonte: UFMG.
FISCHER, Ernst. 1983. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar.
MILNER, Andrew. 1996. Literature, Culture and Society. New York: New York U P, .
NITRINI, Sandra. 1997. Literatura comparada. São Paulo: EDUSP.
ZOLIN, Lúcia Osana. 2009. “A literatura de autoria feminina brasileira no contexto da pós-modernidade”. Ipotesi (Juiz de Fora) 13.2 (jul./dez.): 105-116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.