Jardins em perspectiva: diálogo entre o jardim da Casa da Parreira, o conto “José Matias”, de Eça de Queirós e “Gladíolos”, de Claude Monet

Autores

  • Paula Aparecida Volupca Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p104

Palavras-chave:

Claude Monet, Eça de Queirós, Cores, Simbologia, Olhar

Resumo

Este trabalho pretende abordar a relação visual do conto José Matias, de Eça de Queirós e a estética Impressionista. Umberto Eco, em A Obra Aberta defende que “em vez da definição a relação, em vez do resultado, o processo, em vez do evento, a probabilidade” (ECO, 2005). Realismo e Impressionismo são escolas contemporâneas e têm como seus maiores representantes, Eça de Queirós e Claude Monet. Assim, pretende-se demonstrar as relações possíveis entre o conto de Eça e a tela Gladíolos de Monet, analisando a formação imagética correspondente entre o texto e a pintura por meio das cores utilizadas para criar a atmosfera que atinge diretamente os sentidos.

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Biografia do Autor

Paula Aparecida Volupca, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

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Publicado

30-12-2012

Como Citar

VOLUPCA, P. A. Jardins em perspectiva: diálogo entre o jardim da Casa da Parreira, o conto “José Matias”, de Eça de Queirós e “Gladíolos”, de Claude Monet. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 24, p. 104–116, 2012. DOI: 10.5433/1678-2054.2012v24p104. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25092. Acesso em: 25 abr. 2024.