Gênero e etnicidade nos contos de Francisco de Paula Brito: entre a submissão e o destemor
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p125Palavras-chave:
Etnicidade, Gênero, Conto, Francisco de Paula BritoResumo
Neste artigo, pretendo fazer uma leitura crítica dos contos “O Enjeitado” (28 e 29/03/1839) e a “A Mãe-Irmã” (10/04/1839), produzidos pelo escritor afro-brasileiro Francisco de Paula Brito, a partir de uma abordagem que visa destacar e avaliar como se fizeram presentes as relações de gênero e de etnia nas narrativas em questão. Nelas, o contista problematiza ficcionalmente ora a submissão da mulher em relação ao homem e do afrodescendente perante o branco, ora o destemor apresentado pelas personagens femininas e negras diante do patriarcado escravocrata presente no cenário oitocentista brasileiro.Downloads
Referências
CAMARGO, Oswaldo de. 1987. O negro escrito: apontamentos sobre a presença do negro na Literatura Brasileira. São Paulo: Imesp.
CARVALHO, José Murilo de et al. 2001. Documentação política, 1808-1840. In: Brasiliana da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Nova Fronteira.
DUARTE, Eduardo de Assis. 2002. “Feminismo e desconstrução: anotações para um possível percurso”. Constancia Lima Duarte, Eduardo de Assis Duarte & Kátia da Costa Bezerra, orgs. Gênero e representação: teoria, história e crítica. v. I. Belo Horizonte: UFMG.
PAULA BRITO, Francisco de. 1966. “A mãe-irmã”. Jornal do Comércio, 10 abr. 1839. Barbosa Lima Sobrinho. Os precursores do conto no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 185-196.
PAULA BRITO, Francisco de. 1966. “O enjeitado”. Jornal do Comércio, 28 e 29 mar. 1839. Barbosa Lima Sobrinho. Os precursores do conto no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 197-219.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.