Vol. 31: Perspectivas do ensino de literatura: acertos e desencontros (jun. 2016)

					View Vol. 31: Perspectivas do ensino de literatura: acertos e desencontros (jun. 2016)

O dossiê “Perspectivas do ensino de literatura: acertos e desencontros” foi orientado pelos seguintes questionamentos: qual o lugar da literatura na escola e no ensino de Língua Portuguesa. Como a literatura pode amparar e conduzir a formação do leitor? Como ensinar a ler literatura? É possível ensinar o gosto pela literatura? Qual literatura deve ser lida na escola visando à formação do leitor? Como o conhecimento teórico sobre a literatura pode favorecer a formação do leitor? Podem os cursos de Letras formar multiplicadores da leitura literária? Como a escola deve lidar com a legitimidade das muitas leituras que o texto literário admite? Todas as questões mencionadas acima têm sido debatidas em pesquisas e ações pedagógicas no sentido de recuperar o lugar da leitura de literatura dentro da escola e em outros espaços de difusão cultural.

Os artigos aqui reunidos não esgotam o debate acerca do ensino da literatura, mas sugerem alternativas de olhares teóricos e de encaminhamentos metodológicos. O dossiê convida a todos os leitores interessados no debate a conhecer a abordagem dos autores aqui reunidos. Desejamos, por fim, que a leitura dos textos movimente novas pesquisas e novas alternativas para minimizar os desencontros que ainda ocorrem quando o assunto é “ensino de literatura”.
Published: 2016-12-28

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p2
  • Apresentação

    5-7
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p5-7

Artigos

  • Affective encounters in a cathedral

    Genilda Azerêdo
    8-17
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p8
  • Subjetivity and reader formation: the problems of the absence of literary reading in student books at first grades of elementary school

    Sheila Oliveira Lima
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p18
  • Classical and contemporary works in school: how to access them, why read them?

    Volmir Cardoso Pereira
    31-43
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p31
  • Reading instruction and knowledge appropriation by didatic of subjective reading in nul poissom où aller (2006), by Marie-Francine Hébert

    Izabel Cristina Marson, Luciana Brito
    44-56
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p44
  • The storm under feet: the interdisciplinary challenge

    Claudete Daflon, Alexandre Antunes
    57-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p57
  • Literary reading in middle school: the teacher’s identity in question

    Ana Crelia Dias, Raquel Cristina de Souza e Souza
    70-81
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p70
  • Teacher’s mediation in literature readers in training: official and academic speeches

    Daniela Maria Segabinazi
    82-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p82
  • The cordel orality of the literature teaching

    Claudia Zilmar da Silva Conceição, Carlos Magno Gomes
    94-106
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p94

Resenhas

  • From Zumbi to Phoenix - the condition of literary theory today

    Leoné Astride Barzotto
    107-115
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p107