Abaixo dos pés as tempestades: o desafio interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p57

Palavras-chave:

Literatura, CViência, Interdisciplinaridade, Educação

Resumo

O presente artigo propõe discutir, a partir das relações entre literatura e ciências da natureza, a relevância de estudos interdisciplinares para uma educação compromissada com a condição humana, a complexidade do conhecimento e a imaginação. Tendo em vista a reflexão de Edgar Morin sobre interdisciplinaridade e pensamento complexo, considerou-se a possibilidade de renovação do ensino de literatura nas escolas a partir de uma abordagem capaz de conjugar conhecimentos que são normalmente tratados como conflitantes (áreas relacionadas às humanidades, artes e linguagem normalmente são situadas em oposição às disciplinas ligadas às chamadas ciências “duras” ou atreladas a estudos da natureza e da matemática). Com a finalidade de colocar em questão a desconstrução de hierarquias e de divisões estanques entre as disciplinas, foram considerados aspectos epistemológicos associados à produção e difusão do conhecimento segundo a reflexão de autores como Gaston Bachelard e Wolf Lepenies. Buscou-se ainda contextualizar a discussão com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e em trabalhos sobre o ensino no Brasil como os de Lopes (1999) e Fazenda (1996). A orientação teórica assim estabelecida permitiu sustentar a defesa de metodologia caracterizada pela abordagem do texto literário como objeto complexo, ou seja, considerando-o em integração com conhecimentos representados por outras disciplinas escolares, em especial as relacionadas às ciências da natureza. A obra literária deixa de ser considerada domínio exclusivo dos estudos de Língua e Literatura, sem perder sua especificidade, para ser compreendida como articulação de múltiplos fatores e conhecimentos passíveis de serem atualizados por estratégias interdisciplinares de leitura. Apresenta-se no artigo exercício para exposição da proposta apresentada, elegeu-se para essa finalidade o poema Às artes (1788), de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. A escolha de obra setecentista visou expor como conexões entre o conhecimento científico e a prática poética da época conferem complexidade e atualidade ao texto escolhido ainda que escrito há mais de 200 anos, relacionando-o a demandas vividas pelos estudantes no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Claudete Daflon, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Antunes, Colégio Militar do Rio de Janeiro

Mestre e doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular do ensino médio federal no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

Daflon, Claudete, e Alexandre Antunes. “Abaixo Dos pés As Tempestades: O Desafio Interdisciplinar”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 31, dezembro de 2016, p. 57-69, doi:10.5433/1678-2054.2016v31p57.

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