Vol. 31 (2016): Perspectivas do ensino de literatura: acertos e desencontros

					Ver Vol. 31 (2016): Perspectivas do ensino de literatura: acertos e desencontros

Sheila Oliveira Lima (UEL) e Alexandra Santos Pinheiro (UFGD), orgs.

Esse dossiê  foi orientado pelos seguintes questionamentos: qual o lugar da literatura na escola e no ensino de Língua Portuguesa. Como a literatura pode amparar e conduzir a formação do leitor? Como ensinar a ler literatura? É possível ensinar o gosto pela literatura? Qual literatura deve ser lida na escola visando à formação do leitor? Como o conhecimento teórico sobre a literatura pode favorecer a formação do leitor? Podem os cursos de Letras formar multiplicadores da leitura literária? Como a escola deve lidar com a legitimidade das muitas leituras que o texto literário admite? Todas as questões mencionadas acima têm sido debatidas em pesquisas e ações pedagógicas no sentido de recuperar o lugar da leitura de literatura dentro da escola e em outros espaços de difusão cultural. Os artigos aqui reunidos não esgotam o debate acerca do ensino da literatura, mas sugerem alternativas de olhares teóricos e de encaminhamentos metodológicos. O dossiê convida a todos os leitores interessados no debate a conhecer a abordagem dos autores aqui reunidos. Desejamos, por fim, que a leitura dos textos movimente novas pesquisas e novas alternativas para minimizar os desencontros que ainda ocorrem quando o assunto é “ensino de literatura”.

Publicado: 28-12-2016

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p2
  • Apresentação

    5-7
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p5-7

Artigos

  • Encontros afetivos em uma catedral

    Genilda Azerêdo
    8-17
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p8
  • Subjetividade e formação do leitor: o problema da ausência da leitura literária em livros didáticos do ciclo 1 do ensino fundamental

    Sheila Oliveira Lima
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p18
  • Obras clássicas e contemporâneas na escola: como acessá-las, por que lê-las?

    Volmir Cardoso Pereira
    31-43
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p31
  • Ensino de leitura e apropriação dos saberes pela didática da leitura subjetiva em “Nenhum peixe aonde ir” (2006), de Marie-Francine Hébert

    Izabel Cristina Marson, Luciana Brito
    44-56
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p44
  • Abaixo dos pés as tempestades: o desafio interdisciplinar

    Claudete Daflon, Alexandre Antunes
    57-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p57
  • A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão

    Ana Crelia Dias, Raquel Cristina de Souza e Souza
    70-81
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p70
  • A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos

    Daniela Maria Segabinazi
    82-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p82
  • A oralidade do cordel no ensino de literatura

    Claudia Zilmar da Silva Conceição, Carlos Magno Gomes
    94-106
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p94

Resenhas

  • De Zumbi à Fênix – a condição da teoria literária hoje

    Leoné Astride Barzotto
    107-115
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p107