A oralidade do cordel no ensino de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p94

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Comunidade de leitores, Performance

Resumo

Este artigo traz uma proposta de prática de leitura do cordel em sala de aula, para articular as especificidades líricas dos textos cordelistas e o ensino de literatura. Metodologicamente, partimos dos conceitos de “leitura subjetiva”, de Anne Rouxel, e de “performance”, de Paul Zumthor para propor uma prática que valorize a recepção crítica e criativa do leitor no processo de leitura dramatizada. Como corpus, utilizamos os textos de Antônio Carlos de Oliveira Barreto, um cordelista baiano que explora reflexões sociais em seus textos. No processo de leitura, vivenciamos o acesso ao jogo estético por meio da experiência com a oralidade e a musicalidade produzida pela leitura compartilhada.

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Biografia do Autor

Claudia Zilmar da Silva Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Artes na Universidade Federal da Bahia. Professora - Secretaria da Educação e Cultura da Bahia.

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília. Doutor em Literatura pela UnB. Pós-doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Teoria Literárianda Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

Conceição, Claudia Zilmar da Silva, e Carlos Magno Gomes. “A Oralidade Do Cordel No Ensino De Literatura”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 31, dezembro de 2016, p. 94-106, doi:10.5433/1678-2054.2016v31p94.

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