A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p82

Palavras-chave:

Literatura, Professor, Mediação, Leitor

Resumo

As campanhas públicas e privadas de incentivo à leitura, o aumento de pesquisas acadêmicas e publicações de livros e periódicos destinando espaços para debater a formação de leitores e o ensino de literatura na escola e fora dela, têm corroborado o esforço e a permanência para a construção de propostas de fomento à leitura no Brasil. Também, nessa esteira, as políticas públicas vêm se intensificando e se valendo do empenho de todos para apresentar novos paradigmas às concepções e práticas de leitura na escola, provocando a reorganização nas rotinas tradicionais do ensino de literatura nos currículos e nas atividades da sala de aula, e, sobretudo, na formação e na praxis do professor. Assim, refletindo sobre esse contexto de transformações na escola, no ensino de literatura e, principalmente, no papel que o professor deve assumir diante da necessidade de formar leitores, o presente artigo intenciona evidenciar como os discursos oficiais e acadêmicos explicitam a “nova” função do professor ao também assumir o papel de mediador e articulador da leitura literária na escola.

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Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

Segabinazi, Daniela Maria. “A mediação Do Professor No Ensino De Literatura: Os Discursos Oficiais E Acadêmicos”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 31, dezembro de 2016, p. 82-93, doi:10.5433/1678-2054.2016v31p82.

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