Ana Terra: do núcleo e nebulosa à casa e a rua, marcas da ordem patriarcal no romance de Érico Veríssimo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v35p59Palavras-chave:
Patriarcalismo, Ana Terra, feminilidadeResumo
Este trabalho propõe uma análise da obra Ana Terra, de Érico Veríssimo, no qual se procura identificar espaços na narrativa que deixam evidentes as marcas de ordem patriarcal, vistas pelos estudos de Roberto Reis e Roberto DaMatta. Estes teóricos nos ajudam a elucidar as questões de patriarcalismo, sob os estudos de núcleo e nebulosa e pelas esferas sociais da casa, da rua e do outro mundo. A obra enquadra-se no regionalismo de 30, debruçando-se acima do mundo rural e apresentando personagens detentores de poder com figuras ao seu redor que representam os desvalidos ou com pouco prestígio social. Ressalta-se também que a personagem Ana Terra está representada na posição de mulher inserida em um contexto imoderadamente machista e, com base também em outros teóricos, verifica-se que o sistema patriarcalista favoreceu ao homem, o qual mantinha controle sobre a mulher. Como resultado, constata-se que elementos da narrativa atestam o sistema patriarcal, evidenciados nas esferas sociais (a casa, a rua e o outro mundo), mostrando-nos como se davam as relações interpessoais no meio em que estavam inseridos e, por meio da dicotomia núcleo e nebulosa, mapeiam-se as personagens na estrutura do romance.Downloads
Referências
D’INCAO, Maria Ângela. Mulher e família burguesa. Mary Del Priore (org.). 10. ed. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011, pp. 223-240.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Tradução: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
REIS, Roberto. A permanência do círculo: hierarquia no romance brasileiro. Niterói: EDUFF, 1987.
VERÍSSIMO, Érico. Ana Terra. 21. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.