A identidade trágica do jaguaretê
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v12p113Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Trágico, AlteridadeResumo
O presente artigo pretende apresentar uma pequena análise do conto “Meu tio o iauaretê” (Guimarães Rosa), mostrando algumas marcas da tragédia grega na sua construção, sobretudo no que tange à representação do outro, tal como ocorre com o Dionísio, o estrangeiro lídio de As bacantes (Eurípedes). No papel desse outro, o personagem central vive uma crise de identidade: como branco, acaba incorrendo contra os valores da religião judaico-cristã; como índio, endossa alguns valores do mundo branco e, como animal, entra em confronto com a sua natureza humana.Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito de Souza. “Dioniso ou Baco: o deus do êxtase e do entusiasmo”. Mitologia grega. 11. ed. Vol. 2. Petrópolis: Vozes , 2000.
CALOBREZI, Edna Tarabori. Morte e alteridade em Estas estórias. São Paulo: EDUSP, 2001.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Mitológica rosiana. São Paulo: Ática, 1978.
CAMPOS, Haroldo. “A linguagem do Iauaretê”. Metalinguagem: ensaios de teoria e crítica literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1970.
ÉSQUILO. “Prometeu acorrentado”. A tragédia grega. Trad. Mário da Gama Kury. 2.ed. Vol. 6. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
EURÍPEDES. “As bacantes”. A tragédia grega. Trad. Mário da Gama Kury. Vol. 5. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
ROSA, João Guimarães. “Meu tio o iauaretê”. Estas estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
SPERBER, Suzi Frankl. “A virtude do jaguar: mitologia grega e indígena no sertão roseano”. Remate de Males (Campinas) 12 (1992): 89-94.
VERNANT, Jean-Pierre & Pierre Vidal-Naquet. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.