Noites no circo: Subvertendo representações masculinas de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v13p78Palavras-chave:
Subversão, Representações masculinas das mulheres, Intertextualidade, ParódiaResumo
Nights at the Circus, de Angela Carter, apropria e reescreve representações tradicionais – portanto, masculinas – de sujeitos femininos, os quais se tornaram modelos de comportamento para as mulheres ao longo da história. Explorarei a desconstrução que Carter faz dessas representações, através do uso de intertextualidade e paródia, dando voz a mulheres silenciadas por centenas de anos. Focarei naquelas reescrituras que mais contribuem para a subversão de certa representação tradicional, patriarcal e masculina das mulheres: a revisão do personagem mítico de Helena de Tróia, de contos de fadas populares e, finalmente, da personagem Mignon, de Goethe.Downloads
Referências
FINNEY, Brian. “Tall Tales and Brief Lives: Angela Carter’s Nights at the Circus”. Disponível em: http://www.csulb.edu/~bhfinney/AngelaCarter.html. Acesso em 18 jun. 2008 (1998).
FOUCAULT, Michel. The Archaeology of Knowledge. London: Tavistock, 1974.
GOETHE, J. W. von. Wilhelm Meister’s Apprenticeship. Disponível em: http://www.bartleby.com/314/. Acesso em 18 jun. 2008.
GUEDES, Peônia V. “Elementos parodísticos, grotescos e carnavalescos em Nights at the Circus, de Angela Carter”. In: JOBIM, J. L. (Org.). Literatura e Identidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. 239-254.
HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. New York: Routledge, 2002.
KRISTIANSEN, Marita. The Ravished Reader – Angela Carter’s Allegory in Nights at the Circus. Bergen: University of Bergen, 2000. Disponível em: http://www.ub.uib.no/elpub/2000/h/501001/. Acesso em 18 jun. 2008.
SCHMID, Susanne. ““Black Venus” – Jeanne Duval and Charles Baudelaire Revisited by Angela Carter”. Disponível em: http://webdoc.gwdg.de/edoc/ia/eese/artic97/schmid/2_97.html. Acesso em 18 jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.