Extração e imobilização de nutrientes em videiras ‘isabel precoce’ enxertadas em diferentes porta-enxertos e cultivada em sistema orgânico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1201Palavras-chave:
Nutrição mineral, Vitis labrusca, ‘VR 043-43’, Paulsen ‘1103’.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a imobilização e extração de macronutrientes em um vinhedo experimental de cultivo orgânico de videiras cv. Isabel Precoce na região Centro-Oeste do Paraná. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com dois tratamentos (porta-enxertos: Paulsen ‘1103’ e ‘VR 043-43’), quatro repetições e três plantas por parcela. Cinco anos após o plantio, uma planta por parcela foi totalmente removida do solo, sendo que posteriormente as videiras foram subdivididas em três partes: raiz, caule e ramos do ano. A partir das plantas remanescentes no campo, realizou-se a colheita dos cachos. Para as avaliações, as plantas e os cachos foram secos em estufa de ar forçado a 65°C. Posteriormente, determinou-se a massa seca e se realizaram análises do teor dos macronutrientes dos tecidos vegetais Pelos resultados obtidos, verificou-se que as quantidades de nutrientes imobilizadas e exportadas pela videira cv. Isabel Precoce com produtividade entre 9,9 e 16,6 t ha-1, em função do porta-enxerto foram para N, P, K, Ca, Mg, respectivamente de 64,9; 19,0; 156,9; 45,8 e 12,66 kg ha-1 quando enxertadas sobre o Paulsen ‘1103’ e de 112,8; 29,3; 260,8; 82,3 e 26,0 kg ha-1 quando enxertadas sobre o ‘VR 043-43’.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.