<b>Quebra de dormência em macieiras 'Fuji Kiku' com uso de extrato de alho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p313Palavras-chave:
Malus domestica Borkh, Allium sativum L., Frutas de clima temperado, BrotaçãoResumo
A utilização de produtos químicos, que promovam e uniformizem a brotação e a floração, em frutíferas de clima temperado vem trazendo grande preocupação devido ao seu efeito tóxico para o homem e pela dependência de poucos produtos para essa finalidade. No intuito de buscar uma solução para esse problema, o experimento foi instalado em pomar comercial de macieiras ‘Fuji kiku’ no município de Guarapuava-PR, utilizando os seguintes tratamentos: Testemunha (sem tratamento), OM (Óleo Mineral- Assist®) 30mL L-1, BA (Bioalho®) 5mL L-1 + OM 30mL L-1, BA 10mL L-1 + OM 30mL L-1, AN (Alho Natural) 5mL L-1 + OM 30mL L-1, AN 10mL L-1 + OM 30mL L-1,CH (Cianamida hidrogenada- Dormex™) 5mL L-1 + OM 20mL L-1. Foram avaliadas as seguintes variáveis: porcentagem de brotação, número de frutos por planta, massa do fruto, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e produtividade. Os tratamentos com extrato de alho tiveram efeito na superação da dormência, não interferindo nas características físico-quimicas dos frutos. De maneira geral a brotação foi baixa devido a baixa quantidade de frio acumulado e o período de seca após quebra da dormência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.