A seleção de tutores como mecanismo de tradução de demandas governamentais à lógica do ensino superior público brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2017v22n2p510

Palavras-chave:

Tutoria, Ensino a distância, Ensino superior, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

Têm sido constatadas, nas últimas décadas, medidas de expansão do Ensino Superior (ES). Foca-se, aqui, na política da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), que trata da expansão do ensino superior público na modalidade de Educação a Distância (EaD). Essa política, definida pelo Ministério da Educação e implementada pela CAPES, realiza convênios com instituições públicas de ensino superior de todo país. Uma das categorias centrais dessa política é a do tutor, responsável, em boa medida, por toda relação de ensino-aprendizagem dos cursos ofertados via UAB. Investigaram-se os editais de seleção dos tutores publicados pelas IES conveniadas. Eles foram lidos como mecanismos de tradução da demanda governamental pela expansão do ES público à lógica, valores e normas dos agentes internos das instituições, no caso, os professores estatutários. Nesse intento, dialogase com as reflexões bourdieusianas sobre os processos de seleção e sobre o campo universitário para pensar a dinâmica da atual política de expansão do ES público via EaD no Brasil.

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Biografia do Autor

Marcela de Oliveira Nunes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Daniel Guerrini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor da Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

NUNES, Marcela de Oliveira; GUERRINI, Daniel. A seleção de tutores como mecanismo de tradução de demandas governamentais à lógica do ensino superior público brasileiro. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 22, n. 2, p. 510–535, 2017. DOI: 10.5433/2176-6665.2017v22n2p510. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32265. Acesso em: 3 nov. 2024.

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