Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p147

Palabras clave:

Ensino, Pesquisa, Ciências Sociais

Resumen

As reflexões apresentadas neste texto focalizam a relação entre ensino e pesquisa. São explicitadas as idéias que nortearam a elaboração do projeto Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina. Faz um breve relato sobre o ensino da Sociologia e discute a necessidade de aproximação entre Bacharelado e Licenciatura. A proposta metodológica define-se pelo ensino-pesquisa, privilegiando a aproximação e trocas estabelecidas entre os professores das diversas áreas. Conclui destacando a importância do caminho já percorrido e propõe a integração e o redirecionamento dos conteúdos básicos das disciplinas do curso, em busca de um ensino que faça frente às necessidades próprias do nosso tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucinéa Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Ronaldo Baltar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Citas

CORREA, Lesi. Reflexões sobre a exclusão e a inclusão de sociologia no currículo escolar. Mediações, v. 1, n. 1, p. 40·51, jan./jun. 1996.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. In: GOUVEIA, Andreia, Barbosa; LEIVA, Jorge Alcarlón. Educar. Curitiba: UFPR, 1993. p. 49-58.

REZENDE, Lucinéa Aparecida de. Ensinando a ensinar a língua portuguesa. Londrina: UEL-Departamento de Educação, 1996-1998. (Projeto de Pesquisa).

Publicado

2000-06-09

Cómo citar

REZENDE, Lucinéa Aparecida de; BALTAR, Ronaldo. Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 5, n. 1, p. 147–156, 2000. DOI: 10.5433/2176-6665.2000v5n1p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Comunicação de pesquisa

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.