Discussões sobre a relação estado e classes dominantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p18Palavras-chave:
Estado, Casses dominantes, Dominação de classe, Ação política, Crise de estadoResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as mediações existentes nas relações entre Estado e classes dominantes, a partir de uma revisão de dois paradigmas teóricos que definem as formas de relação entre Estado e classes dominantes: o paradigma sistêmico, aquele que confere às instituições políticas uma dimensão de neutralidade frente aos interesses de classe da sociedade, e o paradigma do conflito, cujas análises definem o Estado como espaço de disputas de interesses de classe. O objetivo desta reflexão é encontrar elementos que permitam fornecer subsídios para a compreensão da questão sobre como a crise de Estado, vivenciada no Brasil nas últimas décadas, incide sobre uma crise de dominação de classe.Downloads
Referências
MARTINS, C. E. (org.). Estado e Capitalismo no Brasil. São Paulo: Hucitec/Cebrap, 1977.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-ómega, 1986. v. 1.
MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1982.
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Lisboa: Editorial Presença, 1983.
MARX, K. O dezoito Brunário de Luís Bonaparte. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986. v. 3.
OFFE, C.; RANGE, V. "Teses sobre a fundamentação do conceito de Estado Capitalista e sobre a pesquisa política de orientação materialista". In: OFFE, C.; RANGE, V. Problemas estruturais do Estado capitalista, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
OLSON Jr. C. The Logic of Colective Action. New York: Alfted Knopt, 1971.
POULANTZAS. N. Pouvoir Politique et classes sociales de I'État capitaliste. Paris: Maspero, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Ronaldo Baltar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























