Discussões sobre a relação estado e classes dominantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p18Palavras-chave:
Estado, Casses dominantes, Dominação de classe, Ação política, Crise de estadoResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as mediações existentes nas relações entre Estado e classes dominantes, a partir de uma revisão de dois paradigmas teóricos que definem as formas de relação entre Estado e classes dominantes: o paradigma sistêmico, aquele que confere às instituições políticas uma dimensão de neutralidade frente aos interesses de classe da sociedade, e o paradigma do conflito, cujas análises definem o Estado como espaço de disputas de interesses de classe. O objetivo desta reflexão é encontrar elementos que permitam fornecer subsídios para a compreensão da questão sobre como a crise de Estado, vivenciada no Brasil nas últimas décadas, incide sobre uma crise de dominação de classe.Downloads
Referências
MARTINS, C. E. (org.). Estado e Capitalismo no Brasil. São Paulo: Hucitec/Cebrap, 1977.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-ómega, 1986. v. 1.
MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1982.
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Lisboa: Editorial Presença, 1983.
MARX, K. O dezoito Brunário de Luís Bonaparte. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986. v. 3.
OFFE, C.; RANGE, V. "Teses sobre a fundamentação do conceito de Estado Capitalista e sobre a pesquisa política de orientação materialista". In: OFFE, C.; RANGE, V. Problemas estruturais do Estado capitalista, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
OLSON Jr. C. The Logic of Colective Action. New York: Alfted Knopt, 1971.
POULANTZAS. N. Pouvoir Politique et classes sociales de I'État capitaliste. Paris: Maspero, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.