Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p159

Palabras clave:

Curso de Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, Núcleo de Ensino, Experiência educacional

Resumen

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão da trajetória do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp/Marília, sob a perspectiva da teoria histórico cultural, e destacar as contribuições mais relevantes à formação do professor de Sociologia, no contexto da implantação da obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio, em nível nacional, visando à formação de um profissional comprometido com a educação pública de qualidade e com a socialização do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Valéria Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Citas

BARBOSA, M.V.; MENDONÇA, S.G.L. Licenciatura em ciências sociais: problemas e perspectivas. In: MORTATTI, M.R.L. (org.). Formação de professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental e médio. Araraquara: JM Editora, 2003.

CANDIDO, A. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. (org.). Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1983.

CHAMMÉ, S. J.; MOTT, Y. T. A realidade do ensino de sociologia no 2º grau: inovações e continuidades. In: BICUDO, M. A V.; BERNARDO, M. V. C. (org.). Núcleos de ensino: um projeto de educação continuada. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.

FREITAS, L.C. A internalização da exclusão. Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 301-328, set. 2002.

MELLO, S. A. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (org.). Introdução à psicologia. São Paulo: Avericamp. 2004.

MENDONÇA, S.GL.; MILLER, S. (org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

OLIVEIRA, B. A. Fundamentos filosóficos marxistas da obra vigotskiana: a questão da categoria de atividade e algumas implicações para o trabalho educativo. In: MENDONÇA; MILLER (org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.3-26.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Tradução: Lydia Kuper.vol.III. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. v. 4. .

VYGOTSKY, L.S. El problema del entorno. 1935. Mimeo.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

BARBOSA, Maria Valéria; MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. Formação de professores de Sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 159–176, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3395. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.