Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p359

Palabras clave:

Segregação social, Segregação escolar, Escolha dos estabelecimentos, Reprodução social

Resumen

Este artigo objetiva oferecer um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino. A expansão dos ideais republicanos, resultante da “democratização escolar”, engendrou um prolongamento dos estudos, da diversificação dos estabelecimentos de ensino, das modalidades de fileiras e opções propostas aos filhos tanto da elite quanto da classe popular. Doravante, não basta os pais colocarem seus filhos na escola. É preciso colocá-los numa “boa escola” que possa lhes assegurar um futuro promissor. Isso exige um conhecimento do sistema de ensino, da situação social do estabelecimento, disposição de tempo, capital econômico e capital cultural. Ou seja, um conjunto de disposições e condições objetivas, que são repartidas de maneiras desiguais entre as famílias. Após recuperar o sentido da segregação para a sociologia geral e da educação, este texto faz referência a um conjunto de trabalhos que articulam segregação social e segregação escolar, esboçando um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino, problemática inovadora para a sociologia da educação nos últimos vinte anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juarez Lopes de Carvalho Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências Sociais e Economia pelo Institut Catholique de Paris - ICP. Professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Citas

ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice (Org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2003.

ALMEIDA, Ana Maria F. As escolas dos dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdades sociais. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

BEN AYED, Choukri; POUPEAU, Franck, École ségrégative, école reproductive. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 5, n. 180, p. 4-10, 2009. Disponíuvel em: https://www.cairn.info/revue-actes-de-la-recherche-en-sciences-sociales-2009- 5-page-4.htm. Acesso: 17 jan. 2015.

BEAUD, Stéphane. 80% au bac...et après: les enfants de la démocratisation scolaire. Paris: La Découverte, 2002.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La réproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Minuit, 1999.

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes. As contribuições de Pierre Bourdieu para a sociologia urbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 2013, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2013.

CARVALHO, Marília Pinto. Desempenho escolar, gênero e raça: desafios teóricos de uma pesquisa. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro; ZAGO, Nadir. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 182-202.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Considerações sobre a etnografia na escola e práticas investigativas sobre as relações raciais e de gênero. In WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 271-278.

CHARLE, Christophe. Situation spatiale et position sociale [essai de géographie sociale du champ littéraire à la fin du XIXème siècle]. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, Paris, v. 13, n. 1, p. 45-59, fév. 1977.

DUBET, François. O que é uma escolar justa? a escola das oportunidades. Tradução de Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008.

DURU-BELLAT, Marie. La ségrégation sociale à l’école: faits et effets. Diversité: Ville, Ecole, Intégration, Paris, n. 139, p. 73-80, déc. 2004.

FIJALKOW, Yankel. La sociologie de la ville. Paris: La Découverte, 2002.

FRANÇOIS, Jean-Christophe; POUPEAU, Franck. Le sens du placement scolaire: la dimension spatiale des inégalités sociales. Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 169, p. 77-97, 2009.

FRANÇOIS, Jean-Christophe; POUPEAU, Franck. Le social et le spatial: quelques perspectives critiques sur l’analyse de la ségrégation scolaire. Espace Populations Sociétés, Villeneuve d’Ascq, v. 3, p. 367-384, 2005.

GRAFMEYER, Yves. Sociologie urbaine. Paris: Nathan, 1995.

MASCLET, Olivier. Du bastion au ghetto: Le communisme municipal em butte à l’immigration. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, n. 159, p. 10-25, 2005.

MERLE, Pierre. La démocratisation de l’enseignement. Paris: La Découverte, 2011.

MERLE, Pierre. La ségrégation scolaire. Paris : La Découverte, 2012.

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 7, p. 42-56, jan.-abr. 1998.

OBIN, Jean-Pierre; VAN ZANTEN, Agnès. La carte scolaire. Paris: PUF, 2010.

PAYET, Jean-Paul. La ségrégation scolaire: une perspective sociologique sur la violence à l’école. Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 123, p. 21-34, avril-juin 1998.

PEUGNY, Camille. O destino vem do berço? desigualdade e reprodução social. Tradução de Vanina Carrara Sigrist. Campinas: Papirus, 2014.

POUPEAU, Franck; FRANÇOIS, Jean-Christophe. Le sens du placement: ségrégation résidentielle et ségrégation scolaire. Paris: Raison d’agir, 2008.

ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org.). Família e escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013.

ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2011.

WACQUANT, Loïc. Parias: ghetto, banlieues. Paris: État. La Découverte, 2006.

WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Tradução de Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de. Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 21, n. 2, p. 359–380, 2016. DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n2p359. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/28000. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.