A racionalidade escolar em questão: os trabalhos de memória em educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n2p55Palavras-chave:
Educação, Práticas de ensinoResumo
Partindo de uma análise crítica sobre a racionalidade que caracteriza os fazeres e saberes escolares, o texto tem o objetivo de demonstrar a positividade da inserção dos trabalhos de memória nas práticas de ensino da escola fundamental. Para tanto, apresenta uma discussão sobre a relação entre memória e educação compondo uma base sobre a qual se fundamenta o relato de uma experiência efetiva que transformou os recursos metodológicos da pesquisa histórica e sociológica em uma metodologia de ensino.Downloads
Referências
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CAI'IETII, E. O Sobrevivente. In: Massa e Poder. Trad. Rodolfo Krestan. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1983.
CLASTRES, P. A Sociedade Contra o Estado: pesquisas de Antropologia política. Trad. Theo Santigo. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978.
DAMÁSIO, A. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE DECCA, E.S. Memória e Cidadania. In: O Direito à memória: Patrimônio Histórico e Cidadania. DPH: Secretaria Municipal de Cultura: Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo: DPH, 1992.
DEMARTINI, Z. de B.F. Trabalhando com Relatos Orais: reflexões à partir de urna trajetória de pesquisa. Textos 3, 2' série. Centro de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: CERU, 1992.
FORQUIN, J.C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOLEMAN, D. A Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Trad. Marcos Santa Rita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LOVISOLO, H. A memória e a formação dos homens. Estudos Históricos: Memória. Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais: Vértice, v. 2, n. 3, 1989.
MALINOWSKI, B. Magia, Ciência e Religião. Portugal: Edições 70, 1984.
MAUSS, Mareel. Sociologia e Antropologia. trad. Lamberto Puccinelli. São Paulo: EPU, 1974. v. 1
MORIN, E. Ciência com Consciência. Portugal: Publicações Europa-América, 1990.
PAOU, M.C. Memória, História e Cidadania: o Direito ao Passado. In: O Direito à memória: Patrimônio Histórico e Cidadania. DPH: Secretaria Municipal de Cultura: prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo: DPH,1992.
PATIO, M.H. de S. A Produção do Fracasso Escola, histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiróz, 1991.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos: memória. Associação de Pesquisa e Documentação Histérica, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais: Vértice, v. 2, n. 3, 1989.
ROUANET, S.P. O Olhar númista. In: NOVAES, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.