O status da sociologia escolar: o que pensam os alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n3p764

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Sociologia, Percepção Discente

Resumo

A Sociologia Escolar vem, nos últimos anos, sendo atacada de diversas formas, tendo sua presença no ensino médio ameaçada sob o argumento de não ser importante. A importância de uma disciplina, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está relacionada em preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, o que envolve, em alguma medida, a inclusão no ensino superior. Este artigo é resultado de uma pesquisa de mensuração do status atribuído à disciplina de Sociologia no ensino médio por discente, considerando sua importância quanto: i) à grade curricular do ensino médio; ii) ao mercado de trabalho; iii) ao cotidiano e; iv) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi realizada uma pesquisa amostral delimitada a uma população de 640 estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em oito escolas localizadas no município de Maceió/AL. Os resultados desta pesquisa atestam a importância de sua manutenção na grade curricular do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Caio dos Santos Tavares, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

ANTUNES; Katiúscia CristinaVargas; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. A Sociologia no ensino médio: com a palavra os estudantes. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, jan./jun. 2017.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BODART, Cristiano das Neves. Prática de ensino de Sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Mediações, Londrina, v. 23, n. 2, p. 455-491, maio/ago. 2018.

BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Um “raio-x” do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, 2016.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 30 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 15 maio 2020.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 5 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 4v.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 4 jun. 2020.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Pensee Sauvage, 1991.

CYKMAN, Noa; FERREIRA, Carolina Arruda; NOBRE, Chari Meleine Brevers Gonzalez; AMARAL, Leticia Hummel do. Sociologia no ensino médio: uma análise desde a percepção de estudantes. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 73-91, jan./jun. 2018.

FERNANDES, Maria Clara Aguiar de Castro. A Sociologia na educação básica: educação para o trabalho ou o trabalho como princípio educativo no currículo de Sociologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

FRAGA, Alexandre Barbosa; MATIOLLI, Thiago Oliveira Lima. Os impactos da presença da Sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores. Em Tese, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 103-123, ago./dez. 2015.

FURLAN, Cássia Cristina; MAIO, Eliane Rose. Educação na modernidade líquida: Entre tensões e desafios. Mediações, Londrina, v. 21, n. 2, p. 279-302, 2016.

GODINHO, Luis Flávio; LIMA, Lucinéia Santos; BERNARDES, Marcus. O ensino de Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Felix e Muritiba) a partir do olhar de estudantes da educação básica. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 45-70, jan./jun. 2019.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 74, p. 43-59, jul. 2014.

LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2014.

LEAL, Sayonara; YUNG, Tauvana. Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato: estudos de caso no Distrito Federal. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 3, p. 773-796, set./dez. 2015.

LENNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de Sociologia. Cadernos Cedes, Campinas, v. 31, n. 85, p. 383-403, set./dez. 2011.

LIMA, José Gllauco Smith Avelino de; SOARES, Ana Eliza Trajano; LOPES, José Cleyton Neves; FERNANDES, Joicy Suely Galvão da Costa. Os lugares da Sociologia na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 150-169, 2017.

MACHADO, Celso. O ensino de Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 13, n. 1, jan./ jun. 1987, p. 115-148.

MAIA, Angélica Araújo de Melo. Educação para a cidadania no ensino médio: uma aproximação das articulações discursivas de alunos, docentes e documentos curriculares no âmbito da sociologia. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

MARTINS, José de Souza. Introdução. In: MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2014, p. 9-31.

MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, 2003.

MORAES, Amaury César; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury César (coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 45-62. (Coleção Explorando o Ensino, v. 15).

NIQUITO, Thais Waideman; SACHSIDA, Adolfo. Efeitos da inserção das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio sobre o desempenho escolar. Texto para Discussão, Brasília, n. 2384, abr. 2018.

OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 39-62, 2015.

OLIVEIRA, Amurabi; FERREIRA, Vanessa do Rêgo; SILVA, Claudovan Freire da. Percursos e singularidades do ensino de sociologia em Alagoas. Saberes em Perspectiva, Jequié, v. 4, n. 8, p. 11-34, 2014.

OLIVEIRA, Evelina Antunes Fernandes de. Notas sobre o ensino de Sociologia em Alagoas. In: PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes Fernandes de (org.). Leituras sobre Sociologia no ensino médio. Maceió: EDUFAL, 2007, p. 17-36.

RÊSES, Erlando da Silva. A vez e a voz dos alunos. In: RÊSES, Erlando da Silva; SANTOS, Mário Bispo dos; RODRIGUES, Shirlei Daudt. A sociologia no ensino médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. p. 87-128.

ROGÉRIO, Radamés de Mesquita; OLIVEIRA, Luan Machado de. O conhecimento sociológico como subsídio à escrita da redação do Enem. In: BODART, Cristiano das Neves (org.). O ensino de humanidades nas escolas. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 33-48.

SANTOS, Vanice da Silva Pereira dos. A construção do currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA SOBRINHO, Heson Flávio da. Eu odeio/adoro Sociologia: os sentidos que principiam uma prática de ensino. In: PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes Fernandes de (org.). Leituras sobre Sociologia no ensino médio. Maceió: EDUFAL, 2007, p. 37-61.

SOUZA, Agnes Cruz de. A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VARGAS, Francisco Eduardo Beckenkamp. O ensino da Sociologia: dilemas de uma disciplina em busca de reconhecimento. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2011. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2011/10/ARTIGO-O-Ensino-da-Sociologia.pdf. Acesso em: 31 set. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. O status da sociologia escolar: o que pensam os alunos?. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 3, p. 764–782, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n3p764. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/38885. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.