O status da sociologia escolar: o que pensam os alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n3p764

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Sociologia, Percepção Discente

Resumo

A Sociologia Escolar vem, nos últimos anos, sendo atacada de diversas formas, tendo sua presença no ensino médio ameaçada sob o argumento de não ser importante. A importância de uma disciplina, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está relacionada em preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, o que envolve, em alguma medida, a inclusão no ensino superior. Este artigo é resultado de uma pesquisa de mensuração do status atribuído à disciplina de Sociologia no ensino médio por discente, considerando sua importância quanto: i) à grade curricular do ensino médio; ii) ao mercado de trabalho; iii) ao cotidiano e; iv) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi realizada uma pesquisa amostral delimitada a uma população de 640 estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em oito escolas localizadas no município de Maceió/AL. Os resultados desta pesquisa atestam a importância de sua manutenção na grade curricular do ensino médio.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Caio dos Santos Tavares, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. O status da sociologia escolar: o que pensam os alunos?. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 3, p. 764–782, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n3p764. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/38885. Acesso em: 6 out. 2024.

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