O status da sociologia escolar: o que pensam os alunos?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n3p764Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Sociologia, Percepção DiscenteResumo
A Sociologia Escolar vem, nos últimos anos, sendo atacada de diversas formas, tendo sua presença no ensino médio ameaçada sob o argumento de não ser importante. A importância de uma disciplina, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está relacionada em preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, o que envolve, em alguma medida, a inclusão no ensino superior. Este artigo é resultado de uma pesquisa de mensuração do status atribuído à disciplina de Sociologia no ensino médio por discente, considerando sua importância quanto: i) à grade curricular do ensino médio; ii) ao mercado de trabalho; iii) ao cotidiano e; iv) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi realizada uma pesquisa amostral delimitada a uma população de 640 estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em oito escolas localizadas no município de Maceió/AL. Os resultados desta pesquisa atestam a importância de sua manutenção na grade curricular do ensino médio.Downloads
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