Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n1e48898

Palavras-chave:

Escola, Ensino Médio, Sociologia, Políticas Educacionais., Ceará

Resumo

Este artigo apresenta os sentidos da escolarização para jovens cearenses matriculados em uma escola de tempo integral no primeiro ano de implementação da Reforma do Ensino Médio. Trata-se de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC/EM), do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas do grupo focal e survey. Os resultados mostram que o sentido da escolarização está relacionado à expectativa do que a conclusão do ensino médio pode proporcionar, seja um emprego futuro ou o ingresso na universidade; a sociabilidade com outros jovens é um forte fator para garantir a permanência dos estudantes na escola; e a vivência nas instituições educacionais de ensino integral não está isenta de contrariedades, mesmo entre aqueles estudantes que se consideram adaptados à nova jornada escolar.

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Biografia do Autor

Francisco Willams Ribeiro Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Docente junto ao Departamento de Ciências Sociais e ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

LOPES, Francisco Willams Ribeiro. Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 1, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n1e48898. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/48898. Acesso em: 5 out. 2024.

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