Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n1e48898Palavras-chave:
Escola, Ensino Médio, Sociologia, Políticas Educacionais., CearáResumo
Este artigo apresenta os sentidos da escolarização para jovens cearenses matriculados em uma escola de tempo integral no primeiro ano de implementação da Reforma do Ensino Médio. Trata-se de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC/EM), do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas do grupo focal e survey. Os resultados mostram que o sentido da escolarização está relacionado à expectativa do que a conclusão do ensino médio pode proporcionar, seja um emprego futuro ou o ingresso na universidade; a sociabilidade com outros jovens é um forte fator para garantir a permanência dos estudantes na escola; e a vivência nas instituições educacionais de ensino integral não está isenta de contrariedades, mesmo entre aqueles estudantes que se consideram adaptados à nova jornada escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ronaldo. Estudo de caso: foco temático e diversidade metodológica. In: ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR, Jaime (org.). Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. São Paulo: CEBRAP, 2016b. p. 60-72.
ALMEIDA, Ronaldo. Roteiro para o emprego de grupos focais. In: ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR, Jaime (org.). Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. São Paulo: CEBRAP, 2016a. p. 42-59.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 399, de 8 de março de 2023. Institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Diário Oficial da União: Seção: 1, Brasília, DF, ed. 47, p. 16, 9 mar. 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-399-de-8-de-marco-de-2023-468762771. Acesso em: 11 nov. 2023.
CEARÁ. Lei n. 16.025, de 30 de maio de 2016. Dispõe sobre o Plano Estadual de Educação – PEE (2016-2024). Diário Oficial do Estado, Fortaleza, ano 8, série 3, n. 101, p. 1-114, jun. 2016. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20160601/do20160601p01.pdf#page=1. Acesso em: 11 nov. 2023.
CEARÁ. Secretaria de Educação. Catálogo de unidades curriculares eletivas. Fortaleza: Secretaria de Educação, 2023. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/03/catalogo_unidades_ curriculares_eletivas_2023.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio: atalho para o passado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 373-384, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176604 DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176604
FALCÃO, Larissa. Mais de 70% das escolas estaduais do Ceará ofertarão ensino médio em tempo integral em 2023. Fortaleza: SEDUC, 2023. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2023/01/26/mais-de-70-das-escolas-estaduais-do-ceara-ofertarao-ensino-medio-em-tempo-integral-em-2023/. Acesso em: 11 jul. 2023.
FERRARO, Karina; PINHEIRO, Camila. Com a escola ocupada aprendi muito mais: encantamento e resistência secundarista. In: PENITENTE, Luciana; MENDONÇA, Sueli; MILLER, Stela (org.). As (contra)reformas na educação hoje. Marília: Oficina Universitária, 2018. p. 149-163. DOI: https://doi.org/10.36311/2018.978-85-7983-985-6.p149-164
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Monica Ribeiro. Centralidade do ensino médio no contexto da nova “ordem e progresso”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 287-292, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017179021 DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017179021
GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em ciências sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 3, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.62 DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.62
JAKIMIU, Vanessa. Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 8, p. 1-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21155.008
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 103-118, 2014.
LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: ABDAL, Alexandre et al. (org.). Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco quantitativo. São Paulo: CEBRAP, 2016. p. 10-31.
LOPES, Bárbara. BNCC e o avanço neoliberal nos discursos sobre educação. In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JUNIOR, Roberto (org.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019. p. 45-57.
LOPES, Francisco Willams R. (Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, p. 245–282, mar./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.36517/10.36517/rcs.52.1.a02
MAGNANI, Jose Guilherme C. De perto de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p.11-29, jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000200002
MENDONÇA, Sueli. Os processos de institucionalização da Sociologia no ensino médio (1996-2016). In: GONÇALVES, Danyelle; SILVA, Ileizi (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017. p. 59-78.
MOTTA, Vânia Cardoso; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606
OLIVEIRA, Amurabi; BINSFELD, Willian; TRINDADE, Tayná. A reforma do ensino médio e suas consequências: o que pensam os professores de Sociologia? Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 249-259, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073/33003. Acesso em: 11 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073
OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE; ONU - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Excesso de mortalidade associado à pandemia de COVID-19 foi de 14,9 milhões em 2020 e 2021. Genebra: OPAS, ONU, 5 maio 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2022-excesso-mortalidade-associado-pandemia-covid-19-foi-149-milhoes-em-2020-e-2021. Acesso em: 11 jul. 2023.
SILVA, Ileizi Fiorelli; ALVES NETO, Henrique. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014 a 2018). Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 262-284, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51545
SILVA, Karen C.; BOUTIN, Aldimara. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644430458
SILVA, Mônica Ribeiro. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e214130, p. 1-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130
SILVA, Mônica Ribeiro. Currículo, ensino médio e BNCC: um cenário de disputas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 367-379, jul./dez. 2015.
SPOSITO, Marília Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. Revista USP, São Paulo, n. 57, p. 210-226, mar./maio 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i57p210-226
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Willams Ribeiro Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.