v. 27 n. 1 (2022)

Publicado: 2022-05-22

Editorial

  • Editorial

    Brigida Maria Nogueira Cervantes, Rogerio Paulo Müller Fernandes

Artigos

  • Estudos de gêneros para a organização do conhecimento no campo da arquivologia

    Bianca Ferreira Hernandez, Luciane Paula Vital
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p1
  • Mediação cultural e mediação da leitura nas performances musicais de Yerko Tabilo

    Ana Claudia Medeiros de Sousa, Raquel do Rosário Santos, Ingrid Paixão de Jesus, Gleice Pereira dos Santos, Erick Alves dos Santos
    26-50
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p26
  • Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil

    Maria Eliziana Pereira de Sousa, Gustavo Henrique de Araújo Freire
    51-81
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p51
  • Potencialidades de informações em objetos tridimensionais

    Ediane Toscano Carvalho, Gilda Maria Whitaker Verri, Bruno Melo de Araújo
    82-105
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p82
  • O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação

    Pamela Oliveira Assis, Raquel do Rosário Santos
    106-125
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p106
  • Perspectivas entre gestão do conhecimento e gestão da diversidade

    Beatriz de Oliveira Benedito, Marcela Arantes Ribeiro, Ieda Pelogia Martins Damian, Luana Maia Woida
    126-150
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p126
  • Acesso à informação para pessoas com deficiência: análise das contribuições das consultas públicas do conselho nacional de arquivos (conarq)

    Daniela Francescutti Martins Hott, Georgete Medleg Rodrigues, Ivette Kafure Muñoz
    151-179
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p151
  • Cenário das patentes relacionadas ao babaçu no contexto do conhecimento tradicional associado ao fruto

    Larissa Silva Cordeiro, Ana Maria Mielniczuk de Moura
    180-206
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p180
  • Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária

    Marcela Arantes Ribeiro, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Marta Lígia Pomim Valentim
    207-228
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p207
  • Relações semânticas e interoperabilidade em tesauros representados em skos

    Everton Rodrigues Barbosa, Angel Freddy Godoy Viera
    229-252
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p229
  • Arquitetura da informação e museus digitais: análise da usabilidade no museu da fotografia do Ceará

    Italo Teixeira Chaves, Priscila Barros David, Lidia Eugenia Cavalcante
    253-276
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p253
  • Enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la Web of Science y Scopus

    Juliana Galdino, Rosangela Galdino, Leonardo Guimarães Garcia
    277-300
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p277
  • Produção científica brasileira em ciência da informação acerca do tema censura: uma aproximação temática

    Marcycleis Maria Cavalcanti, Hélio Márcio Pajeú, Leilah Santiago Bufrem
    301-319
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p301
  • Os cursos de arquivologia brasileiros à luz do regime de informação

    Maria Meriane Vieira da Rocha, Isa Maria Freire
    320-352
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p320
  • Avaliação de recursos de informação digitais: proposta de atualização da cyberguide

    Lisandra Guerrero Pérez, Omar Vidal Pino, Mônica Erichsen Nassif
    353-380
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p353
  • Una metodología de asignación de autorización aplicada a investigaciones sobre abuso sexual infantil

    Aurélio Julbert de Assis Ruprecht, Marcelo da Silva Moreira, Enrique Muriel-Torrado, Moisés Lima Dutra
    381-404
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p381
  • A função educativa das bibliotecas escolares no combate à desinformação e às fake news: estudo de caso das bibliotecas escolares de Goiânia/go

    Andréa Pereira Santos, Emilly Leticia Vieira de Souza, Myriam Martins Lima
    405-428
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p405
  • Folksonomias: estrutura e aplicações

    Camila Monteiro de Barros, Rodrigo de Sales, Renan Valdoir da Rosa
    429-456
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p429
  • Movimento antivacina e hesitação vacinal na covid-19: reflexões e percepções para a ciência da informação

    Richele Grenge Vignoli, Rafaela Carolina da Silva, Maria Fabiana Izídio de Almeida Maran, Márcia Cristina Carvalho Pazin Vitoriano
    457-484
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p457
  • Principios fair y evaluación de conjuntos de datos en el repositorio institucional de UFSCAR

    Letícia Guarany Bonetti, Ana Carolina Simionato Arakaki
    485-510
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p485
  • Comportamento informacional de mulheres no brasil sobre cesarianas: um levantamento bibliográfico

    Julia Beatriz Botiglieri, Ariadne Chloe Mary Furnival
    511-537
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p511
  • Práticas informacionais de pessoas transexuais na (re)invenção de si

    Flávia Virgínia Melo Pinto, Carlos Alberto Ávila Araújo
    538-557
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p538
  • Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI

    Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
    558-582
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p558
  • Características da comunicação científica em projetos de pesquisa nas áreas de informação no Brasil

    Henrique Denes Hilgenberg Fernandes, Jayme Leiro Vilan Filho
    583-603
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p
  • Interação, Ba e conhecimento: uma análise do youtube® como canal de compartilhamento do conhecimento no contexto da gastronomia

    Frederico Divino Dias, Marta Macedo Kerr Pinheiro, Armando Sérgio de Aguiar Filho
    604-624
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p604
  • Inteligência artificial e ferramentas da web semântica aplicadas a recuperação da informação: um modelo conceitual com foco na linguagem natural

    Caio Saraiva Coneglian, José Eduardo Santarem Segundo
    625-651
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p625