Interação, Ba e conhecimento: uma análise do youtube® como canal de compartilhamento do conhecimento no contexto da gastronomia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p604Palavras-chave:
Interação, Criação e Compartilhamento do Conhecimento, YouTube®.Resumo
Objetivo: Evidenciar de que forma a interatividade se faz presente na criação e compartilhamento do conhecimento no YouTube®, por meio de canais de gastronomia e culinária brasileiros.
Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa teórico-empírica com cunho descritivo e exploratório, que em uma abordagem quali-quantitativa, coletou dados de doze canais de gastronomia e culinária no YouTube® Brasil para alcançar o objetivo do estudo. A seleção desta amostra seguiu processo sistemático com critérios de inclusão estabelecidos pelos próprios autores.
Resultados: Os canais utilizados como base de dados evidenciaram, por meio de suas métricas, três principais pontos de análise: importância do contexto capacitante, valorização da interação entre os usuários (comentários, reações e compartilhamentos externos) e ocorrência da espiral do conhecimento.
Conclusões: Observou-se que a interatividade assume papel fundamental na plataforma analisada; esta variável é preponderante no que tange os processos de criação e compartilhamento dos conhecimentos. O YouTube® pode se estabelecer como uma teia de relações e inter-relações que propiciam uma unificação, por interação, em um grande Ba favorável à difusão de variados conhecimentos (sejam eles culinários ou não).
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