A função educativa das bibliotecas escolares no combate à desinformação e às fake news: estudo de caso das bibliotecas escolares de Goiânia/go

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p405

Palavras-chave:

Letramento informacional, Bibliotecas escolares, Desinformação

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é entender como as bibliotecas escolares em Goiânia/GO podem contribuir (ou têm contribuído) para o processo de letramento informacional dos indivíduos e, com isso, criar competências para o combate às fake news.
Metodologia:
O método de pesquisa foi quanti-qualitativo, buscando identificar quais escolas de Goiânia possuem biblioteca, sala ou cantinho de leitura, bem como a formação dos seus respectivos responsáveis. Também buscou-se analisar as informações obtidas nas respostas dos profissionais responsáveis, a fim de compreender a relevância atribuída às práticas informacionais e ao papel de auxílio das bibliotecas escolares na formação crítica dos estudantes e no combate às fake news.
Resultados:
Foi constatado que há poucas bibliotecas escolares em Goiânia/GO, e as que existem não contam com uma estruturação de ações específicas de combate às fake news; as orientações ocorrem somente quando se deparam com algum caso específico.
Conclusões:
Perante o cenário atual, é imprescindível implementar, nas escolas, atividades que promovam o letramento informacional no combate às fake news e bibliotecas que contem com bibliotecários, uma vez que esses profissionais são capacitados para mediar as atividades dentro da biblioteca.

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Biografia do Autor

Andréa Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás- UFG

Emilly Leticia Vieira de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Myriam Martins Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Santos, A. P., Souza, E. L. V. de, & Lima, M. M. (2022). A função educativa das bibliotecas escolares no combate à desinformação e às fake news: estudo de caso das bibliotecas escolares de Goiânia/go. Informação & Informação, 27(1), 405–428. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p405

Edição

Seção

Artigos