Principios fair y evaluación de conjuntos de datos en el repositorio institucional de UFSCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p485

Palavras-chave:

Datos de investigación, Repositorio institucional, Principios FAIR, Certificación

Resumo

Objetivo: Inserido no contexto do potencial dos dados de pesquisa para o avanço científico, o presente artigo busca avaliar a conformidade dos datasets depositados no repositório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quanto aos 4 princípios FAIR.
Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa, com caráter descritivo e exploratório. A amostra contempla os 12 datasets depositados no repositório institucional da UFSCar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ferramenta auxiliar F-UJI, que permite a avaliação automática dos datasets e fornece relatórios de feedback.
Resultados:
A média de pontuação geral quanto à aderência dos datasets aos princípios foi de 30%. As pontuações individuais para cada um dos quatro princípios também foram baixas, com as maiores notas sendo: 4/7 para encontrável, 1,5/3 para acessível, 1/4 para interoperável e 2/4 para reusável.
Conclusões: Para que o repositório da UFSCar siga as diretrizes internacionais de boas práticas, recomenda-se à instituição que considere a implementação gradual dos princípios FAIR como uma melhoria do serviço, especialmente em relação ao princípio interoperável, um dos aspectos essenciais quando se fala em repositórios de dados de pesquisa.

Biografia do Autor

Letícia Guarany Bonetti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Ana Carolina Simionato Arakaki, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Bonetti, L. G., & Arakaki, A. C. S. (2022). Principios fair y evaluación de conjuntos de datos en el repositorio institucional de UFSCAR. Informação & Informação, 27(1), 485–510. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p485

Edição

Seção

Artigos