Principios fair y evaluación de conjuntos de datos en el repositorio institucional de UFSCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p485

Palavras-chave:

Datos de investigación, Repositorio institucional, Principios FAIR, Certificación

Resumo

Objetivo: Inserido no contexto do potencial dos dados de pesquisa para o avanço científico, o presente artigo busca avaliar a conformidade dos datasets depositados no repositório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quanto aos 4 princípios FAIR.
Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa, com caráter descritivo e exploratório. A amostra contempla os 12 datasets depositados no repositório institucional da UFSCar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ferramenta auxiliar F-UJI, que permite a avaliação automática dos datasets e fornece relatórios de feedback.
Resultados:
A média de pontuação geral quanto à aderência dos datasets aos princípios foi de 30%. As pontuações individuais para cada um dos quatro princípios também foram baixas, com as maiores notas sendo: 4/7 para encontrável, 1,5/3 para acessível, 1/4 para interoperável e 2/4 para reusável.
Conclusões: Para que o repositório da UFSCar siga as diretrizes internacionais de boas práticas, recomenda-se à instituição que considere a implementação gradual dos princípios FAIR como uma melhoria do serviço, especialmente em relação ao princípio interoperável, um dos aspectos essenciais quando se fala em repositórios de dados de pesquisa.

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Biografia do Autor

Letícia Guarany Bonetti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Ana Carolina Simionato Arakaki, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Bonetti, L. G., & Arakaki, A. C. S. (2022). Principios fair y evaluación de conjuntos de datos en el repositorio institucional de UFSCAR. Informação & Informação, 27(1), 485–510. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p485

Edição

Seção

Artigos