Os cursos de arquivologia brasileiros à luz do regime de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p320

Palavras-chave:

Regime de informação, Política de informação, Ciência da informação, Arquivologia, Inteligência coletiva

Resumo

Objetivo: Analisar o Regime de Informação dos atores sociais no contexto da Ciência da Informação e dos cursos de Arquivologia a partir do ano 2000, nesse sentido, explora as mediações dessa forma de vida acadêmica a partir do modelo de Regime de Informação proposto por González de Gómez, partindo do pressuposto de que a cultura informacional, compartilhada pelos atores no âmbito de certo espaço social, contribui para se entender sua aplicação em certo contexto. O referencial teórico aborda o Regime de Informação com perspectivas e abordagens no contexto da Ciência da Informação, as Política de Informação nos espaços do saber e a possibilidade de uma inteligência coletiva para o compartilhamento de informações.
Metodologia:
A pesquisa é de natureza descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa.
Resultados:
Os resultados demonstram que a pesquisa contribui para mais abertura de um Regime de Informação no contexto da Ciência da Informação e dos cursos de Arquivologia como espaço de relações e de trocas de informações entre os atores sociais.
Conclusão: No que tange à inteligência coletiva, os atores sociais atuam coletivamente, porque as necessidades de informação mudam o tempo todo e são regidas pela precisão de busca e uso da informação no âmbito da forma de vida acadêmica.

Biografia do Autor

Maria Meriane Vieira da Rocha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  - UFRJ

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Rocha, M. M. V. da, & Freire, I. M. (2022). Os cursos de arquivologia brasileiros à luz do regime de informação. Informação & Informação, 27(1), 320–352. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p320

Edição

Seção

Artigos