Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p558

Palavras-chave:

Pensamento Reflexivo, Letramento Informacional, Metacognição. Metaletramento, Aprendizagem no século XXI

Resumo

Objetivo: apresentar panorama das contribuições recentes para a expansão do letramento informacional, visando à potencialização da aprendizagem no século XXI, perante os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade. O foco dos estudos centra-se nas contribuições de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos: Gasque e Mackey e Jacobson relacionados aos conceitos de letramento informacional, metacognição e metaletramento.
Metodologia: seleção e análise das publicações dos últimos vinte anos de autoria desses pesquisadores, e de outras que fundamentam as proposições teóricas.
Resultados: a análise dos dados culminou em um quadro síntese que demonstra as bases epistemológicas, as diferenças, as semelhanças, as novidades, as vantagens e desvantagens das propostas analisadas. O estudo mostra que ambos autores perceberam a necessidade de repensar o processo de LI, especialmente a partir dos processos cognitivos. Conclusões: há pontos de vinculação entre as propostas estudadas. O letramento informacional agregado aos conceitos de metacognição e metaletramento podem potencializar a capacidade de reflexão e, consequentemente, melhorar a produção de novos conhecimentos.  Assim, ambos os autores demonstram a necessidade de investir em pesquisas no processo cognitivo do LI.

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Biografia do Autor

Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Pinheiro, M. H. B., & Gasque, K. C. G. D. (2022). Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI. Informação & Informação, 27(1), 558–582. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p558

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Artigos